Morreu Manuel João, histórico presidente do Portimonense, anunciou o clube algarvio, esta quinta-feira, 27 de Abril, numa publicação no seu site.
Líder do clube algarvio de 1978 a 1994, foi com Manuel João ao leme que o Portimonense alcançou a sua melhor prestação de sempre na I Liga, em 1983/1984.
O 5º lugar nessa temporada permitiu que o Portimonense se tornasse a primeira equipa algarvia a disputar uma competição europeia: no caso a Taça UEFA, em 1984/1985, tendo caído logo na primeira eliminatória frente ao Partizan.
Por outro lado, também durante os anos de liderança de Manuel João, o Portimonense viveu períodos menos bons, chegando a disputar a II Divisão B.
Fora do mundo do desporto, Manuel João chegou a ser vereador da Câmara de Portimão quando Martim Gracias (PS) era presidente.
Numa nota de pesar, os alvinegros já lamentaram a morte do antigo presidente, lembrando-o como um «grande líder e figura emblemática».
«Ao longo do seu percurso, deixou uma marca indelével na história, tendo sido um incansável defensor dos nossos valores e da nossa identidade. A sua dedicação e o seu empenho foram fundamentais para a evolução do clube, ajudando-o a tornar-se numa das referências do desporto nacional», lê-se.
«A sua liderança carismática e o seu espírito empreendedor foram uma inspiração para todos os que trabalharam com ele e para todos os que partilham a paixão pelo Portimonense Sporting Clube. O seu legado, feito de conquistas, desafios superados e trabalho árduo, será sempre lembrado como uma fonte de inspiração e motivação para as gerações futuras», conclui a nota.