Mel, queijo e pão motivam feira em Mértola a partir de hoje

Programa inclui música, tasquinhas, ‘workshops’ e conversas dedicadas a estes três produtos

Cerca de meia centena de produtores de mel, queijo e pão de Mértola participam, a partir de hoje e até domingo, numa feira organizada pela Câmara Municipal para dar a conhecer “o que de melhor se produz” no concelho.

A 23.ª edição da Feira do Mel, Queijo e Pão de Mértola decorre no pavilhão multiusos da vila alentejana, contando no programa com música, tasquinhas, ‘workshops’ e conversas dedicadas a estes três produtos.

“Sãos três produtos que caminham lado a lado na valorização dos recursos endógenos do território”, disse Mário Tomé, presidente da Câmara de Mértola.

Para o autarca, o mel, o queijo e o pão “são três áreas que valorizam o concelho enquanto território, devido à qualidade que os produtores conseguem colocar nos seus produtos”.

Por isso, continuou, o evento vai “ao encontro da génese da matriz identitária [de Mértola] e com uma forte ligação ao mundo rural”, além de demonstrar a “resiliência extraordinária” dos empresários destes três setores.

“Só assim conseguem fazer prevalecer estas atividades com o sucesso que lhes é reconhecido e estes eventos contribuem de forma muito positiva para esta economia local”, reforçou Mário Tomé.

A 23.ª Feira do Mel, Queijo e Pão “abre portas” esta sexta-feira, às 16h00, tendo na música um dos seus destaques, com concertos de Buba Espinho (sexta-feira) e do grupo Dona Zéfinha (sábado), sempre às 22h00.

O programa incluiu ainda conversas e ‘workshops’ relacionados com o mel, queijo e pão, ‘showcookings’, animação de rua e uma tarde de cante alentejano, no domingo, pelas 15h00.

O evento tem a colaboração da Apiguadiana – Associação de Apicultores do Parque Natural do Vale do Guadiana, Associação de Empresários do Vale do Guadiana, Associação Terra Sintrópica, Clube Náutico de Mértola, Associação Qualifica e Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar.

 



Comentários

pub