Materiais acessíveis do projeto “O património ao alcance de todos” apresentados em Évora

Dois projetos de acessibilidade ao património vão ser apresentados

Uma sessão pública de divulgação de materiais acessíveis relativos ao património do Alentejo, na qual serão apresentados dois projetos, está marcada para 3 de Maio, às 10h30, na Sala de Conferências do Palácio D. Manuel, em Évora, no contexto da Bienal Cultura & Educação (Plano Nacional das Artes).

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) e a Associação de Surdos de Évora estão a produzir, em parceria, uma série de vídeos para divulgação de património cultural que se encontra afeto àquela Direção Regional.

Estes vídeos, no contexto da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência e da Estratégia de Promoção da Acessibilidade e da Inclusão dos Museus, Monumentos e Palácios na dependência da Direção-Geral do Património Cultural e das Direções Regionais de Cultura, incluem locução em voz-off, legendagem e interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Realizados por Pedro Barral, os vídeos serão lançados espaçadamente, sendo disponibilizados no dia 3 de Maio, nas páginas online da Direção Regional de Cultura do Alentejo e da Associação de Surdos de Évora, os quatro primeiros: “Flores – Esculturas de João Cutileiro, homenagem a Mapplethorpe”, “Gruta do Escoural”, “Sítio Arqueológico de S. Cucufate”, e “Casa Nobre da Rua de Burgos”.

O projeto de materiais acessíveis sobre o Templo Romano de Évora foi produzido pela Accessible Portugal, no âmbito do Turismo Acessível e Inclusivo, tendo sido lançado em Outubro de 2022, e consiste na disponibilização de diversos tipos de materiais sobre esse monumento, como um vídeo com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição, brochura em braille, linguagem simplificada e pictórica, maquetes do Templo Romano e placas em relevo 2D ½.

Estes materiais estão disponíveis em permanência no Palácio D. Manuel.

 

 



Comentários

pub