Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Vila Real de Santo António recebe, entre 12 e 14 de Maio, a primeira edição do Festival Histórico «Vila Real de Santo António Setecentista», que integra recriações históricas, cortejos, espetáculos, animação, mercados e banquetes. 

Este é um novo evento âncora, promovido pela Câmara Municipal de VRSA, que pretende «retratar a vida quotidiana da vila, no século XVIII, e destacar a sua importância histórica, cultural e social», refere a autarquia.

No Festival não faltará animação, teatralizações que retratam episódios da história de Vila Real de Santo António, em transversalidade com a História de Portugal, recriações, mercados, gastronomia e espetáculos com muita luz e cor espalhados por vários palcos.

jf-quarteira

«Os cortejos pelas ruas do Centro Histórico constituirão um dos pontos altos do evento, reavivando uma tradição já enraizada na cidade que atrai centenas de pessoas», explica a Câmara de VRSA, referindo que haverá animações teatro-circenses,  retratando episódios históricos ou cenas da vida quotidiana, como a encenação do desembarque dos piratas e do julgamento dos saltimbancos, a dramatização de um auto de fé e de um leilão de escravos, ou a recriação do aniversário do Marquês.

Durante o festival, serão ainda realizados malabares de fogo e haverá, em permanência, espetáculos interativos com o público (jogos, luta de cena, esgrima artística, entre outros).

No mercado, decorrerão atividades lúdicas como música e dança, concertos de música barroca, canto, malabarismo e acrobacia, jogos de destreza, falcoaria, treino de armas, entre outras atrações.

Além de um intenso programa de animação, o último dia do festival, a 14 de Maio, encerra com o espetáculo final, na Avenida da República, frente ao Rio Guadiana, onde não faltará música, dança e um magnífico fogo de artifício.

Para o dia 12 está ainda marcada um baile de máscaras, em homenagem a D. José I, com aula de etiqueta e dança da época. O baile está marcado para as 21h00, no Centro Cultural António Aleixo.

Já no sábado, dia 13 de Maio, um dos pontos altos da noite será o banquete, também no Centro Cultural António Aleixo. Aqui, «os comensais terão a oportunidade de desfrutar de um manjar em homenagem a D. José I. Os protocolos, a etiqueta, a gastronomia da época e espetáculos variados fazem parte do menu», refere a autarquia.

À exceção do baile de máscaras e do banquete, cujos bilhetes se encontram à venda no Centro Cultural António Aleixo e em na BOL, todos os eventos têm entrada livre.

 

Sul Informação

 

 

vamos à vila 2025

Também poderá gostar

caia-me_dia da cal_cacela velha_foto

Cacela Velha pede: «Caia-me!»

festival setecentista vrsa (15)

Vila Real de Santo António viaja até ao século XVIII no Festival Setecentista

Cuca Roseta foi a convidada para atuar duas vezes

Cuca Roseta canta o fado nos 249 anos de VRSA