Conferência vai promover “Reencontro” com Estrela Faria em Évora

No dia 3 de Maio

A conferência “Estrela Faria Reencontro”, realizada no âmbito da exposição com o mesmo nome, vai pôr especialistas a falar sobre esta artista eborense, na Galeria da Casa de Burgos, em Évora, no dia 3 de Maio, entre as 14h30 e as 18h00.

Esta iniciativa, organizada pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), tem entrada livre e contará com apresentações de Raquel Henriques da Silva, Alexandre Pais e Sandra Leandro.

A abertura da conferência estará a cargo de Joana d’Oliva Monteiro, curadora da exposição  “Estrela Faria Reencontro” e investigadora no Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa, especialista em museologia e património artístico.

Seguem-se as apresentações, a primeira das quais a cargo de Raquel Henriques da Silva, professora catedrática jubilada (NOVA FCSH) e especialista em História da Arte em Portugal, história de Lisboa, museologia e ciências do património, sobre o tema “Estrela Faria: algumas questões sobre ser moderna”.

“Faria uma estrela. A técnica cerâmica e Estrela Faria” é o tema que será desenvolvido por Alexandre Nobre Pais, diretor do Museu Nacional do Azulejo, especialista em azulejaria e cerâmica portuguesa.

A última apresentação, sobre o tema “Cartas astrais de Estrela Faria”, estará a cargo de Sandra Leandro, diretora do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, professora associada na Universidade de Évora e especialista em História da Arte Contemporânea.

O encerramento da sessão será feito por Fernando Gameiro, curador da exposição, investigador do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, Coordenador da Rede de Bibliotecas de Évora e dos Arquivos Escolares de Évora.

A exposição  “Estrela Faria Reencontro”, que estará patente até 5 de Maio, «propõe reencontrar a obra da artista Estrela Faria, dando a conhecer melhor as múltiplas facetas do trabalho que desenvolveu ao longo da sua vida, os diversos temas abordados e diferentes técnicas utilizadas», segundo a DRCAlentejo.

Constituída por dois polos, um na Galeria da Casa de Burgos e outro na Biblioteca Pública de Évora, estará patente ao público até dia 5 de Maio.

A exposição resulta de uma parceria entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Universidade de Évora – CIDEHUS, Escola Secundária Gabriel Pereira e a Biblioteca Pública de Évora e conta com o apoio de familiares da artista, colecionadores particulares, museus nacionais onde a artista se encontra representada, entre os quais o Museu Nacional do Teatro e da Dança e o Museu Nacional do Azulejo, bem como com o apoio do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, do Instituto de História da Arte da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, da Direção – Geral do Livro e das Bibliotecas – Torre do Tombo, da Escola Secundária Rainha Santa Isabel – Estremoz.

 

 



Comentários

pub