Ciclismo: Ana Caramelo vence prova da Taça de Portugal em Moura

Nas camadas jovens repetiram-se as vencedoras da etapa anterior

Ana Caramelo (Maiatos) ganhou este domingo, 23 de Abril, em Moura, a terceira prova pontuável para a Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa. Cristiana Valente (Glassdrive/Chanceplus/Allegro), segunda no Alentejo, vai cimentando o comando da geral na categoria de elite.

As corredoras de elite cumpriram 96,7 quilómetros. O grupo das mais fortes manteve-se junto até perto do final, sendo apenas na aproximação à meta que se fez a separação de valores.

Ana Caramelo revelou estar em melhor condição, adiantando-se para terminar com dois segundos de vantagem sobre Cristiana Valente e com quatro segundos à melhor sobre Celina Carpinteiro (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ), segunda e terceira, respetivamente.

Este resultado permitiu a Cristiana Valente reforçar o estatuto de comandante da Taça na categoria de elite. Soma agora 120 pontos, mais 35 do que Ana Caramelo e Liliana Jesus (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade), que estão nos lugares imediatos.

A prova de sub-23 também se decidiu na aproximação à chegada, com poucos segundos a separar as primeiras classificadas. A vitória pertenceu a Beatriz Santos (Glassdrive/Chanceplus/Allegro). Seguiram-se a colega de equipa Nádia Henriques, a um segundo, e Sara Casimiro (Korpo Activo/Penacova), a quatro segundos. Nádia Henriques encabeça a classificação geral.

A melhor sub-23 na prova deste sábado terminou integrada no primeiro grupo perseguidor de elite. Foi Johana Diaz (Maiatos), que deixou as mais diretas adversárias, Nádia Henriques (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) e Mariana Viais (Cantanhede Cycling/VESAM), a 2m16s e 6m06s, respetivamente. Nádia Henriques comanda a Taça de Portugal nesta categoria.

Nas camadas jovens repetiram-se as vencedoras da etapa anterior e que também são as primeiras na geral, a júnior Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade) e a cadete Leonor Casimiro (Escola de Ciclismo de Oeiras/Parracho).

Patrícia Rosa (Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade) foi a melhor master 30, Ana Neves (Bike & Nutrition Shop) ganhou em masters 40, Filomena Gomes (Vertentability/CRG) impôs-se em masters 50 e Leontina Palhas (Vertentability/CRG) triunfou em masters 60.

A Glassdrive/Chanceplus/Allegro ganhou por equipas, mas a geral coletiva continua encimada pelo coletivo Extremosul/Hotel Alísios/CA Terras do Arade.

 



Comentários

pub