Ateliês e muitas histórias, Biblioteca de Alvito faz 40 anos e terá programa para todas as idades

Programa decorre entre os dias 20 e 23 de Abril

Apresentações literárias, contos e histórias, exposições, ateliês, workshops, concertos, marionetas e uma feira do livro são algumas das propostas apresentadas pela Biblioteca Municipal de Alvito para assinalar o seu 40.º aniversário, entre os dias 20 e 23 de Abril.

Durante este período, pode assistir-se a uma exposição temática onde serão relembrados alguns dos momentos marcantes na história da Biblioteca Municipal, através de registos fotográficos e que constatam a dinâmica de atividades e os serviços disponibilizados, ao longo de 40 anos, neste concelho.

A Biblioteca de Alvito abriu em 1983, no edifício da atual Conservatória do Registo Civil, Predial e Cartório Notarial, na Rua das Manhãs, passando posteriormente para um segundo edifício, onde se localiza o atual Balcão Único da Câmara Municipal, em Alvito.

Em resultado de um contrato-programa estabelecido entre o Município e o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, e num projeto a cargo dos arquitetos Nuno Gomes da Silva e Eugénio Castro Caldas, foi inaugurado a 9 de Outubro de 2004 o atual edifício, na presença do secretário de Estado dos Assuntos Culturais José Amaral Dias e da fundadora da Rede de Bibliotecas Públicas Maria José Moura.

Para assinalar a data, entre os dias 20 e 23 de Abril, o autor e ilustrador bretão Alain Corbel disponibiliza a sua exposição de ilustrações originais «A Fábrica de Imagens», a partir de vários livros editados em colaboração com autores como Alice Vieira, João Paulo Cotrim, Pedro Rosa Mendes, Lídia Jorge, e muitas outras assim como imagens mais pessoais realizadas desde a sua recente instalação no Alentejo.

A encenadora Gisela Cañamero realizará também uma oficina para ser dinamizada em conjunto com jovens alunos que darão voz ao poeta lírico Luís de Camões. Os alunos são convidados a interpretar Camões, tendo como suporte a banda sonora criada para o efeito.

A contadora Elsa Serra apresentará sessões de histórias tradicionais e contos ilustrados.

Ana Sofia Paiva e Marco Oliveira apresentam o espetáculo «Paz, poetas e pombas», que é um recital de conto, poesia e música dedicado à liberdade, a partir do espetáculo UTOPIA: cartas a José Afonso, em que o cantautor Marco Oliveira e a atriz Ana Sofia Paiva evocam a obra do cantor.

Elisa Rosado e Ana Rita Santos são responsáveis pela apresentação da “Histórias Cantadas e Dançadas”, na qual as crianças são convidadas a participar numa sessão com muita dinâmica e música, despertando os cinco sentidos de bebés e crianças de todas as idades. Toda a família é também convidada a participar e a interagir nas dinâmicas apresentadas pela Elisa e pela Ana Rita.

O marionetista Manuel Dias apresentará também o seu espetáculo, enquanto que Ana Santos, Cristina Taquelim e Celina da Piedade, da Chão Nosso, contribuem com a atividade “Vai de Centro de ao Centro”, onde se partilham memórias, cantigas e histórias.

Haverá ainda a apresentação de antologia poética «Poetas do Alentejo», onde constam poemas de Raul de Carvalho, selecionados por Ana Luís Vilela e António Saéz Delgado.

Hélder Rosado apresenta o seu livro «Tomás, um aluno top», que conta a história de um rapaz de 10 anos que frequenta o quinto ano de escolaridade e sonha ser jogador de futebol.

A escritora Alexandra Forjaz apresenta também o livro “O Marquês Barão de Alvito”, uma monografia sob a forma de ensaio, resultante da análise e estudo documental sobre os Barões de Alvito, nomeadamente, o último Marquês Barão de Alvito, D. José. Este trabalho de investigação da história familiar permitiu responder a algumas dúvidas sobre o destino deste património familiar e levantou mais umas quantas questões para investigações futuras.

«Percurso de leituras soltas e outras curiosidades», recebe a colaboração do Clube da Natureza de Alvito e dos Encontros de Alvito, num itinerário com paragens para pequenas leituras e reflexões em torno da ecologia, da sustentabilidade e do ambiente.

Todas as propostas convidam a que se visite a Biblioteca Municipal “Luís de Camões”, em Alvito, nestes dias.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub