Amoreiras-Gare recebe as Festas de Maio com música e tradição

Cante Alentejano, gastronomia, artesanato e produtos regionais são alguns dos destaques do evento

A 31ª edição das Festas de Maio e a 18ª Feira do Interior do Concelho de Odemira, em Amoreiras-Gare, na freguesia de São Martinho das Amoreiras, vai decorrer entre 29 de Abril e 1 de Maio. Cante Alentejano, gastronomia, artesanato e produtos regionais são alguns dos destaques do evento.

O certame é promovido pela Associação para o Desenvolvimento Local de Amoreiras-Gare, com o apoio do Município de Odemira e da Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras.

A abertura das Festas de Maio acontecerá no dia 29 de Abril, às 10h00, com a apresentação do Plano Municipal de Cultura, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Odemira Hélder Guerreiro.

Durante a tarde, destaque para o XVI Festival de Cantares ao Desafio e Improviso, com cantores da região, cantares do Sado e do Minho.

Na componente cultural, destaca-se no programa preenchido ao longo dos três dias do certame, com destaque para a Exposição de Artesanato e Produtos Regionais, que decorre durante o dia de sexta e todo o fim-de-semana.

 

 

A viola campaniça estará no centro das atenções, com animação diária através do Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso, no Palco Sonoridades e Sabores.

Também o Duo de Concertinas – Francisco Almeida e Ruben Alves atua nos três dias de festa. A noite de sexta será dedicada ao espetáculo com Paulo Ribeiro & Os Camponeses de Pias e baile com Rui Soares e Lau.

No dia 30, destaque para o Cante Alentejano, com a participação do Grupo Coral Vozes Femininas de Amoreiras-Gare, Grupo Coral Era uma Vez o Cante de Vendas Novas, Grupo Coral Os Ganhões de Castro Verde e o Grupo Coral Infantil do Concelho de Ourique. A partir das 22h00, está agendado o concerto com Brasa Doirada, seguido de baile com Emanuel Martins e Tânia.

No último dia de Festas de Maio, 1 de Maio, às 10h00, haverá Missa Solene.

O programa prevê Tarde de Música Tradicional Alentejana a partir das 15h30, com Grupo Vozes do Sul e Grupo Almasul, seguida pela atuação do Rancho Grupo Folclórico do Faro.

As festas encerram com o Centro da Viola Campaniça “em Concerto”, a partir das 18h00.

Na componente desportiva, as Festas de Maio recebem o Torneio de Futsal da Freguesia de Martinho das Amoreiras no dia 29 de Abril, com início previsto para as 9h00 no Campo da Antiga Escola Primária e, no dia 1 de maio, a 6ª Caminhada “Pelos Trilhos do Montado”.

 


Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub