Trabalhadores das Finanças de Beja manifestam-se

A estrutura sindical já avançou com um novo pré-aviso de greve, para Abril

Os trabalhadores do Serviço de Finanças de Beja manifestam-se esta terça-feira, 21 de Março, a partir das 10h00, em frente às instalações, prevendo-se que ocorram constrangimentos no atendimento ao público.

A concentração decorre do protesto nacional em curso promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), «contra o colapso da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e que reivindica a dignificação profissional dos trabalhadores que se encontram com um regime de carreiras por regulamentar há mais de dois anos».

A estrutura sindical já avançou com um novo pré-aviso de greve, para Abril.

O STI vinca que a convocatória da greve parcial tem na sua génese a insatisfação dos trabalhadores que têm assistido, na última década, a uma crescente degradação no seu funcionamento, com a saída de milhares de efetivos para a aposentação e com a execução de medidas que aparentam querer esvaziar as funções essenciais e de autoridade e que complicam procedimentos, prejudicando também os contribuintes.

De acordo com o balanço social de 2021 (o último a ser produzido) que refere como 10.782 o número de trabalhadores na AT, destes, 3776 têm mais de 60 anos, ou seja, hoje representam, pelo menos, mais de 35% do seu efectivo.

Além da paralisação e protesto, estão a ser realizadas ações de sensibilização junto dos cidadãos e a realização de rastreios cardiovasculares aos trabalhadores, de alerta para os riscos a que estes estão sujeitos devido à sobrecarga com que se trabalha na AT e para a falta de Medicina no Trabalho, numa chamada de atenção para a necessidade de valorizar e dignificar as funções que os trabalhadores desempenham.

Comentários

pub