Semana ID Rota Vicentina mostra identidade, vinhos, gastronomia e caminhadas

Terceira edição realiza-se entre os dias 26 de Março e 1 de Abril

Identidade, vinhos, gastronomia e ainda um convite para caminhadas e passeios de bicicleta é o que se pode esperar da Semana ID Rota Vicentina, cuja terceira edição se realiza entre os dias 26 de Março e 1 de Abril. 

Este ano, o programa conta com 75 propostas de atividades para “pensar, visitar e descobrir o Sudoeste” e tem como objetivo «a afirmação e divulgação da identidade da Costa Alentejana e Vicentina nas suas várias dimensões».

Do programa, faz parte mais de uma dezena de momentos gastronómicos e vínicos, aos quais os participantes podem chegar a pedalar.

A pensar nos amantes da bicicleta, foram criados programas exclusivos para a Semana ID e são vários os alojamentos que conjugam estadia com passeios até à vinha para momentos de prova, ou até às falésias de onde se avistam os ninhos de cegonhas sobre o mar.

A Herdade do Touril e a Casa da Seiceira, na Costa Alentejana, são um dos exemplos. Na Salema, perto de Sagres, a Musette Bike convida a um encontro a pedal junto às praias da costa sul e oeste. Além disso, a Rota Vicentina disponibiliza ainda passeios guiados e gratuitos, para descobrir de bicicleta as paisagens de Colos, São Luís e Odemira.

 

 

Numa parceria entre a Casa da Seiceira e os Vinhos Vicentino, resultam as provas de brancos e tintos, mas há também jantar no Restaurante Lamelas em Porto Covo, onde a tradição da cozinha alentejana se reinventa pelas mãos da Chef Ana Moura.

Um almoço confecionado com produtos locais, após uma manhã com as mãos no barro, é a proposta da Oficina da Escola, em Vila Nova de Milfontes. Mais a sul, em Aljezur, a tarte de batata-doce com amêndoa e a melosa são as estrelas do programa.

Ainda ao almoço, a proposta é que se jogue ao “Jogo do Valor”, em São Luís, um desafio da Regenerativa Cooperativa Integral para discutir à mesa o valor das coisas e saborear produtos locais.

Um passeio de barco no rio Mira, observar a fauna e flora e caminhar pelos campos até Troviscais são outras propostas, havendo, à chegada, almoço preparado pelas cozinheiras da Associação Recreativa.

Na “Manhã Bio” no Rogil, o convite é para meter mãos à terra e participar nos trabalhos do campo. A recompensa será um almoço preparado com produtos acabados de colher e vinhos do produtor, tudo biológico.

Na Casa do Lado, é preparado o jantar e o piquenique alentejanos, que acompanham com uma aula da SurfMilfontes ou uma caminhada guiada pela zona do Malhão.

 

 

De acordo com a Rota Vicentina, são vários os alojamentos que se juntam ao programa desta Semana ID com propostas de atividades gastronómicas e vínicas, como a Herdade do Touril, na Zambujeira, ou a Costa do Vizir, em Porto Covo. E, aliás, nesta aldeia, que, quase a terminar a Semana ID, o restaurante Lamelas abre as portas para um jantar vínico, onde a chef Ana Moura apresenta um menu com migas de chouriço com entrecosto ou da abrótea com amêijoas em molho verde acompanhado por vinhos da região.

Como não podia deixar de ser, os trilhos pedestres, que foram em 2013 o ponto de partida da Associação Rota Vicentina, fazem parte do programa.

Na Semana ID há propostas como o Wayra Lodge, em Vila do Bispo, ou o Figueirinha Ecoturismo, que propõe um ”Passeio noturno à Senhora das Neves”, seguido de histórias à fogueira acompanhados de petiscos locais.

Caminhar com um olhar artístico e “Pintar na natureza” é o desafio de Eva Herre, com “Transhumância”, um convite a acompanhar burros no pastoreio livre.

E para quem gosta de aprender sobre remédios naturais, “À descoberta das plantas medicinais e aromáticas” é o passeio aconselhado.

A Semana ID conta ainda com atividades dedicadas ao bem-estar como a “Caminhada Sensorial” da floresta até ao mar ou a “Caminhada Sufi Meditativa”.

Além disso, “Do Asana à Taça”, meditação e olaria, são um convite ao relaxamento numa antiga escola primária, em Vila Nova de Milfontes.

Vila do Bispo é ainda lugar de workshops diários de Tai Chi e Qi Gong e há também atividades de canto e dança.

As atividades, que precisam de inscrição prévia, podem ser consultadas aqui.

 

 
 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub