Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Um quarteto da Orquestra Clássica do Sul apresenta-se em concerto nos próximos dias 11 e 12 de Março, nas igrejas da Mexilhoeira Grande (Portimão) e de São Marcos da Serra (Silves), para apresentar um concerto inspirado nas «Paisagens Norte-Americanas».

Assim, no dia 11, às 21h00, e no dia seguinte, às 18h30, o quarteto da OCS interpretará temas de Missy Mazzoli, John Luther Adams e Antonin Dvorák de inspiração paisagística, em tributo às paisagens norte-americanas.

Bojana Pantovik e Alma Ramirez (violinos), Ivetta Natzakya (viola) e Ana Luísa Marques (violoncelo) são os membros deste agrupamento de música de câmara que guiará o público numa viagem a temas como Death Valley Junction, Dream of the Canyon Wren e Quarteto nº12, “Americano”.

Banner lateral albufeira

A Orquestra salienta que «os Estados Unidos da América exercem, desde o século XIX, um fascínio à escala global. A imensidão das suas pradarias, montanhas e vales inspiraram paisagens no cinema que ainda hoje conhecemos e amamos. Mas também a música aceita o mote, e neste caso é dado o exemplo por dois compositores norte-americanos».

Missy Mazzoli é «um dos nomes em maior ascensão na cena contemporânea norte-americana, dando-se em estreia nacional esta sua obra inspirada no famoso Vale da Morte, no estado da Califórnia, famoso por ser um dos locais mais quentes do mundo», acrescenta a OCS.

Segue-se depois, a música de John Luther Adams, que nos levará a sonhar com as paisagens do Alasca.

Esta inspiração paisagística conclui-se com o famoso quarteto “Americano” de Dvorák, no qual o compositor se inspirou nas tradições musicais indígenas dos Estados Unidos, combinando-as com a tradição centro-europeia.

A entrada em ambos os concertos é livre.

 

PROGRAMA

MISSY MAZZOLI (1980)
Death Valley Junction

JOHN LUTHER ADAMS (1953)
Dream of the Canyon Wren

ANTONIN DVORÁK (1841 – 1904)
Quarteto nº12, “Americano”

 

Agrupamento de Música de Câmara

Bojana Pantovik e Alma Ramirez, violinos
Ivetta Natzakya, viola
Ana Luísa Marques, violoncelo

 

 



lagos eventos
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Diamantes na Pintura Nelson Santos EMARP (4)

EMARP expõe “Diamantes na Pintura” de Nelson Santos

Orquestra Ligeira de Lagos

Orquestra Ligeira de Lagos celebra 10 anos com dois dias de festa

Manuel Teixeira Gomes

Conferência assinala 165º aniversário de nascimento de Teixeira Gomes