Próxima mesa redonda do MED debate desafios na produção vegetal e animal

No dia 15 de Março, entre as 14h00 e as 15h00, na Universidade de Évora

A próxima mesa redonda promovida pelo MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, sediado na Universidade de Évora, vai debater “As novas tecnologias ómicas: a genómica, a transcriptómica, a proteómica e a metabólica e as aplicações e desafios na produção vegetal e animal”, no dia 15 de Março. 

A mesa redonda contará com os investigadores convidados  Andreia Amaral, professora do Departamento de Zootecnia da Universidade de Évora e investigadora do CIISA – Centre for Interdisciplinary Research in Animal Health, Andreia Figueiredo, professora na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, investigadora no Biosystems and Integrative Sciences Institute na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, responsável pelo Grapevine- Pathogen Systems Lab, Cláudia Vicente, investigadora no MED – Universidade de Évora e responsável pelo laboratório de Nematologia (NemaLab) e Ricardo Ramiro, investigador, e gestor de dados e análise de risco no laboratório colaborativo InnovPlantProtect.

A sessão decorre presencialmente na Sala de Conferências do Pólo da Mitra da  Universidade de Évora, entre as 14h00 e 15h00, mas é também possível assistir online por Zoom aqui.

O debate irá centrar-se na aplicação das tecnologias ómicas na produção vegetal e animal e os desafios enfrentados.

De acordo com o MED, estas são tecnologias que estão a revolucionar o modo como se faz ciência, permitindo «caracterizar e quantificar conjuntos de moléculas biológicas que traduzem a estrutura, função e dinâmica de um organismo ou organismos».

De acordo com Instituto, atualmente, já é possível sequenciar e estudar genomas inteiros de um organismo com grande detalhe recorrendo a técnicas de sequenciação de nova e de terceira geração (genómica),  verificar a forma como os genes estão ativamente a ser expressos em determinado momento através do RNA mensageiro (transcritómica), ou entender as vias e mecanismos da expressão das proteínas, a sua relevância funcional e como interage com o ambiente (proteómica), bem como analisar os perfis de metabolitos em processos celulares num sistema biológico em determinadas condições (metabolómica).

Nesta mesa redonda será mostrado um pouco da investigação que se faz nesta área, incindindo na aplicação da produção vegetal e animal, e também os desafios que estas tecnologias encontram.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub