Projeto de educação ambiental no Alentejo vence Programa Fundo Ambiental

O programa educativo visa dar a conhecer bons exemplos da aplicação dos princípios da economia circular à agricultura, e da sua influência sobre a biodiversidade

O projeto de educação ambiental “ABC – AgriBioCircular”, liderado pelo InnovPlantProtect, é um dos vencedores da 6ª edição do Programa Fundo Ambiental. O objetivo é implementar um programa educativo dirigido a estudantes do ensino secundário e superior. 

Segundo a organização, a ideia é «consciencializar os jovens do seu papel como parte integrante de uma comunidade – local e global – que deve tomar decisões responsáveis que garantam a preservação do território e do planeta no presente e para as gerações futuras».

O projeto “ABC – AgriBioCircular” será desenvolvido em contexto escolar, nos laboratórios do InPP e nos olivais, vinhas e montado da empresa Reynolds Wine Growers, localizada em Arronches, onde serão desenvolvidas atividades práticas para alunos da Escola Secundária Dom Sancho II de Elvas e da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE).

O programa educativo visa dar a conhecer bons exemplos da aplicação dos princípios da economia circular à agricultura, e da sua influência sobre a biodiversidade.

Os insetos e microorganismos, muitas vezes conotados negativamente e cujo papel nos ecossistemas e na alimentação é desvalorizado, serão
protagonistas deste programa.

«Além do foco nos insetos e microrganismos, a outra novidade deste projeto é o projeto de ciência cidadã no qual os estudantes estarão envolvidos. Nestas atividades, os alunos terão a possibilidade de recolher dados que serão armazenados numa aplicação desenvolvida pela equipa do InPP», afirma iLaria Marengo, investigadora do InPP responsável pelo projeto.

«Estes dados vão ajudar-nos a recolher informações mais precisas sobre os padrões de sazonalidade de várias espécies de insetos e microrganismos benéficos para os ecossistemas ou que podem ter um impacto negativo nas culturas agrícolas, atuando como pragas», acrescenta a investigadora.

No âmbito deste projeto será ainda transmitido o programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade” na Rádio Elvas, com uma periodicidade semanal (todas as quartas-feiras), que pretende dar a conhecer a iniciativa e manter a comunidade do Alto Alentejo informada sobre os últimos desenvolvimentos.

O programa estará também disponível em podcast na plataforma de streaming Soundcloud do InPP na Rádio Elvas e no site do projeto.

A 6ª edição do programa do Fundo Ambiental concedeu apoios a fundo perdido de perto de 1,5 milhões de euros a um total de 37 projetos, tendo por objetivo apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais assumidos por Portugal, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub