João Fernandes, presidente da Região de Turismo algarvia (RTA), faz um balanço «muito positivo» da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde o Algarve se promoveu entre os dias 1 e 5 de Março.
Apesar de sábado e domingo terem sido os «dias mais fortes», foram milhares os que passaram pelo stand da região durante os cinco dias. «O balanço é muito positivo e revelador do carinho que portugueses e estrangeiros têm pelo destino turístico Algarve», disse João Fernandes ao Sul Informação.
De acordo com o presidente da RTA, os primeiros três dias de feira ficaram marcados por reuniões com os principais operadores e companhias aéreas que «reforçaram o feedback positivo da procura para o Algarve».
«O sentimento geral da oferta dos nossos empresários que trabalham as diferentes áreas foi muito positivo e as perspetivas para a Páscoa e Verão são também muito animadoras», frisou ainda o presidente da RTA.
Em relação aos stands, onde estiveram presentes os 16 Municípios algarvios e algumas empresas, a adesão foi «massiva» no fim de semana, o que «demonstrou interesse do consumidor final no destino Algarve».
João Fernandes destaca ainda a aposta dada à cultura durante a BTL e salienta que, nesse sentido, no próximo dia 13 de Março, será apresentado o perfil do turista cultural no Algarve.
Na sexta-feira, 3 de Março, dia em que o Sul Informação esteve na BTL, foram apresentadas as novidades e apostas do Turismo do Algarve, para 2023, o Festival do Contrabando, a Rota dos Vinhos do Algarve, a Feira da Dieta Mediterrânica, e ainda os primeiros nomes do cartaz do Festival MED, entre outras iniciativas.
Durante o evento, João Fernandes anunciou ainda que não se irá recandidatar à Região de Turismo devido a uma dúvida em relação à limitação de mandatos.
Em jeito de balanço, o ainda presidente da RTA disse que foi «uma honra trabalhar» para uma entidade que «representa todos os que trabalham para o turismo no Algarve».