Mértola, Serpa, Évora, Lisboa e Sintra ensinam cinema no Básico e Secundário

Professores e cineastas discutem impacto na aprendizagem e na integração socioprofissional

Escola Secundária de Serpa

Cerca de meia centena de profissionais, entre cineastas das equipas que implementam as oficinas de cinema d’ Os Filhos de Lumière e os professores das escolas Secundária de Serpa, do 1ª ciclo de Mértola, Básica Manuel Ferreira Patrício (Évora), Secundária Camões (Lisboa), Marquesa de Alorna (Lisboa), Marquês de Pombal (Lisboa), Miguel Torga (Queluz/Sintra), Matias Aires (Cacém/ Sintra) e Alfredo da Silva (Albarraque/Sintra), vão reunir-se na Casa da Juventude de Sintra, no próximo sábado, 25 de Março.

O encontro, que reunirá a associação Os Filhos de Lumière e os professores de nove escolas portuguesas que, este ano letivo, participam no projeto internacional de realização de cinema em ambiente escolar O Mundo à Nossa Volta – O Cinema, Cem Anos de Juventude, servirá para fazer uma avaliação conjunta.

Segundo a organização, o objetivo é «refletir sobre o trabalho coletivo que tem sido desenvolvido por cada uma das oficinas escolares e sobre o papel do cinema na promoção do desenvolvimento intelectual e na integração social dos jovens». O mote são os filmes-exercício realizados até agora pelos alunos de cada uma destas escolas.

Na edição de 2022-2023 n’O Mundo à Nossa Volta – O Cinema, Cem Anos de Juventude participam 200 alunos de nove turmas, dos oito aos 20 anos. Cada um dos trabalhos de 10 minutos já realizados por eles são a resposta a três exercícios sobre a questão de cinema que está a ser trabalhada no âmbito deste projeto internacional que, este ano, é “centrado – descentrado”.

Este encontro acontece depois de a associação Os Filhos de Lumière ter apresentado em Paris, entre 14 e 16 de Março, no Cinema 104, em Pantin, os exercícios com as regras do jogo propostas a todos os participantes dos 15 países envolvidos.

Da apresentação dos exercícios realizados nas escolas Secundária de Serpa e Secundária Marquês de Pombal (Lisboa), em conjunto com os das escolas dos restantes países, e da reflexão feita por todos os responsáveis por estas oficinas, resultaram várias recomendações que vão ser agora aplicadas ao trabalho desenvolvido pelos alunos portugueses e que culmina com um filme final de cada escola.

 

Escola Básica Manuel Ferreira Patrício, de Évora

 

No final do ano letivo, alguns destes filmes (dois dos quais portugueses) vão ser apresentados pelos próprios alunos num encontro internacional, entre 5 e 7 de Junho, em Frankfurt, acolhido pela DFF (Deutshe Film Institut & Film Museum) e, posteriormente, nos seus próprios países.

A reunião de 25 de Março «faz, também, parte de um processo de melhoria contínua do método participativo implementado por Os Filhos de Lumière, que promove o pensamento crítico em torno da questão de cinema em trabalho em cada ano, através do saber fazer, desenvolvendo, paralelamente, a capacidade dos jovens olharem para si próprios e para o mundo que os rodeia», acrescentam os promotores.

É também neste encontro que os profissionais envolvidos partilham experiências acerca do impacto das oficinas de cinema no percurso escolar dos alunos.

Como afirma Teresa Garcia, uma das fundadoras da associação Os Filhos de Lumière, «uma larga maioria destes [jovens] foi “repescado” para o percurso académico, mas, sobretudo, foi “repescado” para uma noção de valor e de autoestima que, em muitos casos, não existia».

Teresa Garcia acrescenta: «além disso, passaram a constituir um público de valor para o cinema europeu».

Desde a sua fundação, em 2000, Os Filhos de Lumière já “ensinaram” cerca de 3 000 estudantes participantes do projeto O Mundo à Nossa Volta – O Cinema, Cem anos de Juventude, a ver, através do cinema, a sociedade e o papel que podem desempenhar no mundo.

Atualmente, são 15 os países que participam n’ O Mundo à Nossa Volta – O Cinema, Cem Anos de Juventude.

 


Oficinas O Mundo à Nossa Volta – O Cinema, Cem Anos de Juventude
No ano letivo 2022-2023, as oficinas O Mundo à Nossa Volta – O Cinema, Cem Anos de Juventude têm o apoio das seguintes entidades: ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Sintra, Câmara Municipal de Serpa, Câmara Municipal de Mértola, Delegação Regional de Cultura do Alentejo, Centro Cultural Português em Paris.

As oficinas são realizadas em parceria com todas as escolas envolvidas. a Cinemateca Portuguesa, o PNA – Plano Nacional das Artes, o PNC – Plano Nacional de Cinema e os espaços culturais de cada lugar.

O Mundo à Nossa Volta é um projeto de sensibilização artística e de intervenção onde se procura levar os jovens participantes a olhar de forma singular e sensível para o que os rodeia e para o mundo e a intervir, através desse novo olhar, com a sua comunidade e espaços culturais.

As crianças e os jovens descobrem o cinema através do contacto sensível com as obras cinematográficas e da prática das diferentes fases de realização, com o apoio de cineastas e profissionais de cinema, ligando o ver ao fazer.

O Mundo à Nossa Volta junta os programas pedagógicos da associação Os Filhos de Lumière: O Primeiro Olhar e Cinema, Cem Anos de Juventude.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub