Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
festival de caminhadas

Um concerto, poesia e a exibição da curta portuguesa “Ice Merchants”, nomeada para os Óscares. Mértola vai, a partir deste sábado, 18 de Março, celebrar Serrão Martins, o primeiro presidente de Câmara eleito democraticamente.

«Figura incontornável da história contemporânea de Mértola, pessoa de cultura, de ação política e cívica, lembrar hoje Serrão Martins é homenagear a pessoa e o seu legado, e é afirmar, mais uma vez, a matriz cultural e patrimonial que está na base do desenvolvimento sustentável deste território», diz a autarquia.

Foi Serrão Martins, por exemplo, que trouxe para o concelho o arqueólogo Cláudio Torres, numa iniciativa pioneira que havia de dar azo à criação do atual Campo Arqueológico de Mértola e de toda a rede de museus e outros equipamentos culturais da vila.

infraquinta rumo à sustentabilidade

A programação começa no dia 18 de Março, às 21h00, com um concerto camerata apresentado pelos alunos das classes mais avançadas do Conservatório Regional do Baixo Alentejo.

No domingo, às 17h00, haverá um concerto de evocação à poesia de Mário Elias, com música e voz de Bruno Batista e performance poética de Celso Candeias.

Como forma de mostrar a sétima arte, a programação conta com a exibição do filme “Ice Merchants”, de João Gonzalez, primeiro filme português nomeado para os Óscares, na segunda-feira, dia 20, às 19h00.

A iniciativa associa-se ainda à comemoração do Dia Mundial da Poesia e, na terça-feira, dia 21 de Março, às 18h30, junta no Cineteatro Marques Duque um conjunto de projetos culturais em curso no território.

No dia 22, às 18h30, é apresentada a iniciativa de literacia científica da Estação Biológica de Mértola, “Café Ciência” como forma de promover o conhecimento científico em contextos de proximidade e informalidade.

Para terminar a semana dedicada a relembrar Serrão Martins, no dia 23, às 19h00, é proposto o Fórum do Património que se realiza no Núcleo de Arte Sacra do Museu de Mértola Cláudio Torres.

Para mais informações acerca da iniciativa, deve consultar o link aqui.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



vamos à vila 2025
corrida fotográfica

Também poderá gostar

Foto: Lusitano GC / Facebook

Lusitano de Évora vence em Elvas e fica muito perto da subida à Liga 3

O empresário José Roquette intervém na cerimónia do 50.º aniversário da Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, 24 de junho de 2023. NUNO VEIGA/LUSA

Universidade de Évora atribui Honoris Causa ao empresário José Roquette

Nom-Provisional copy

Música, novo circo e gastronomia levam Sete Sóis Sete Luas a todas as freguesias de Castro Verde