Inovação e investigação em biorrefinarias é tema da próxima sessão do CEBAL

Sessão decorre online, esta sexta-feira, 10 de Março, às 11h30

“Inovação e Investigação em biorrefinarias: O CoLAB BIOREF” é o tema da próxima sessão online promovida pelo CEBAL esta sexta-feira, 10 de Março, às 11h30. 

Com Joana Bernardo, diretora técnico-científica do CoLAB BIOREF, a sessão realiza-se no âmbito da iniciativa “Um Dia Com…”, promovida pelo CEBAL, que este mês se associa ao projeto WinBio – “Waste&Interior&Bioeconomy”.

O projeto WinBio, visa, de acordo com a CEBAL, «potenciar uma estratégia de transferência de conhecimento científico e tecnológico para as empresas de regiões do interior do País, contribuindo para o desenvolvimento da bioeconomia circular e sustentável como veículo para a diferenciação e competitividade».

Nesta sessão, a convidada Joana Bernardo apresentará o CoLAB – Laboratório Colaborativo para as Biorrefinarias, que tem como objetivo que as biorrefinarias sejam motores da mudança do atual paradigma de desenvolvimento económico.

Em nota, a CEBAL salienta que «uma biorrefinaria funciona de modo semelhante a uma refinaria de petróleo, no entanto, numa biorrefinaria a matéria-prima é biomassa (material orgânico derivado de plantas, algas e microrganismos), em vez de petróleo».

«Numa biorrefinaria podem produzir-se biocombustíveis, bioenergia, etanol à base de amido e celulose, adesivos de base biológica, plásticos biodegradáveis, entre muitos outros», refere ainda.

O CoLAB BIOREF iniciou atividade em 2020 com o suporte de 20 associados, entre universidades e empresas líderes a nível nacional, e tem como propósito ser uma instituição de referência no setor das biorrefinarias em Portugal e na Europa.

A sessão online poderá ser acompanhada em direto na plataforma zoom, através deste link, e é aberta a todas as empresas, instituições e público em geral.

O CEBAL promove a iniciativa “Um Dia Com…” mensalmente, em que convida personalidades de várias áreas, com o objetivo de fomentar a troca de ideias e de experiências, com o objetivo de enriquecer redes colaborativas e dando a conhecer à Sociedade o que de mais inovador se faz.

Este mês, a iniciativa associa-se ao projeto Winbio – Waste&Interior&Bioeconomy, cofinanciado pelo Compete 2020, e que se substancia numa parceria alargada de entidades de várias regiões do interior do País, que se uniram para levar a Ciência às Empresas em prol do desenvolvimento da Bioeconomia Circular e Sustentável, como motor para a diferenciação e competitividade do Interior.

 



Comentários

pub