“Haja Pão e Inovação”: CEBAL promove 3º workshop de inovação no agroalimentar

O workshop começa às 14h30 e termina às 16h00, no dia 30 de Março

 

 

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), conjuntamente com o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), irão realizar o Workshop “Haja Pão e Inovação”, no dia 30 de Março, às 14h30, no Auditório da Escola Superior Agrária do IPBeja.

Este workshop terá como convidadas Viviani Rocha, aluna de doutoramento do IPBeja e da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e Olga Amaral, docente e investigadora do IPBeja, onde abordarão os vários benefícios da tecnologia ancestral de fermentação lenta no fabrico de pão e uma inovação tecnológica no pão, em que será apresentado um pão que contém três vezes mais amido resistente (um componente da fibra), que o pão de trigo comum.

A investigadora Viviani Rocha explica que «com a revolução industrial e o contexto do tempo é dinheiro, as fermentações lentas foram substituídas pelo uso de aditivos químicos e excesso de fermento para acelerar um processo que precisa de tempo. A crescente procura dos consumidores por alimentos benéficos para a saúde, faz com que o retorno à tecnologia de fermentação lenta no fabrico de pães tenha todo o sentido», avança Viviani Rocha.

No workshop será abordada a inovação tecnológica patenteada desenvolvida pela docente e investigadora do IPBeja Olga Amaral, que desenvolveu um pão que contém «três vezes mais amido resistente, um componente da fibra, em comparação com o pão de trigo comum, traduzindo-se na diminuição da resposta glicémica e aumento da saciedade, comprovados por ensaios clínicos», refere a CEBAL.

Este é o terceiro workshop de uma série, a acontecer em diferentes locais do Alentejo, focados na disseminação de inovação e conhecimento no setor da panificação, destinado às empresas/empresários e associações do setor, empreendedores, e público em geral.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, através deste link.

O workshop “Haja Pão e Inovação” inserem-se no âmbito do “Programa de Potenciação de Transferência de Tecnologia para o Sector Agroalimentar – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface”, desenvolvido pelo CEBAL, e no âmbito do projeto “PIPA: Eco inovação na Indústria Alimentar – Produtos Inovadores e Proteção Ambiental” desenvolvido pelo IPBeja, ambos financiados pelo Alentejo 2020.

O workshop começa às 14h30 e termina às 16h00.

 

 



Comentários

pub