Filme de alunos da Escola Secundária de Serpa vai ser apresentado em Paris

No âmbito do projeto “O Mundo à Nossa Volta – O Cinema, Cem Anos de Juventude”

Um filme de alunos da Escola Secundária de Serpa vai viajar até Paris, para ser apresentado no encontro intermédio do projeto europeu “O Mundo à Nossa Volta – O Cinema, Cem Anos de Juventude”, que reúne 15 países, entre os dias 14 e 16 de Março.

A apresentação será promovida pela associação “Os Filhos de Lumière”, que, além da obra dos alunos alentejanos, também levará à capital francesa um filme de alunos da Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa.

Além destas duas escolas, participam no projeto as escolas Secundária Camões, Marquesa de Alorna, Marquês de Pombal, Miguel Torga, Matias Aires , Alfredo da Silva, Secundária de Serpa, Escola do 1º ciclo de Mértola e escola Manuel Ferreira Patrício.

Os filmes, de 10 minutos cada, contêm «exercícios filmados pela Escola Secundária de Serpa e pela Escola Secundária Marquês de Pombal (Lisboa), que são apresentados pelos professores de cada uma das escolas, em parceria com os cineastas Teresa Garcia, também uma das fundadoras d’Os Filhos de Lumière, e Luís Alves de Matos. A montagem dos exercícios das duas escolas contou com a colaboração do cineasta e montador Raul Domingues», segundo a associação.

 

 

“Os Filhos de Lumière” estarão entre os representantes de oito países participantes no projeto O Cinema, Cem Anos de Juventude,  neste encontro em que cineastas, professores e coordenadores se reúnem «para um balanço intermédio, que visa também preparar o filme a apresentar pelos alunos no final do ano escolar».

As conclusões do encontro internacional serão depois replicadas em Portugal, numa iniciativa dedicada às nove escolas portuguesas de Lisboa, Sintra, Serpa, Mértola e Évora que participam no projeto neste ano letivo de 2022-2023.

O Mundo à Nossa Volta «é um projeto de sensibilização artística e de intervenção, onde se procura levar os jovens participantes a olhar de forma singular e sensível para o que os rodeia e para o mundo» e a interagir com a sua comunidade e espaços culturais.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub