Os portugueses Sétima Legião, Sara Correia e Pedro Mafama, o sírio Omar Souleyman, o jamaicano Horace Andy e a dupla Amadou&Mariam, do Mali. Estes são alguns dos 17 nomes anunciados para a 19ª edição do Festival MED que se realizará de 29 de Junho a 2 de Julho, em Loulé.
Os primeiros nomes foram revelados esta sexta-feira, 3 de Março, numa conferência de imprensa na Bolsa de Turismo de Lisboa em que o Sul Informação está a participar.
Um dos destaques é o regresso do jamaicano Horace Andy. O artista de reggae deu um concerto no MED, logo nas primeiras edições, em 2009.
Quem também voltará a Loulé é a dupla Amadou&Mariam.
Os malianos, que estiveram neste festival algarvio em 2008, alcançaram o sucesso global combinando as influências da África Ocidental com R&B e é um dos mais acarinhados projetos na área das músicas do mundo.
Na música portuguesa, o MED conta este ano com um dos três concertos que irão assinalar os 40 anos de carreira dos Sétima Legião: além de Lisboa e Porto, a banda vai a Loulé para um espetáculo comemorativo.
Também atuará a fadista Sara Correia e o cantor Pedro Mafama.
A brasileira Bia Ferreira protagonizou, em Maio de 2022, no Cineteatro Louletano, o “aquecimento” para o MED, e agora, esta voz da luta pelos direitos LGBTQl+, contra o racismo e a xenofobia, integra o cartaz deste ano.
No total, haverá 66 concertos, 400 músicos, de 18 nacionalidades, e 12 palcos.
A par da música, o cinema, poesia, teatro, animação de rua, artes plásticas e gastronomia voltam a fazer parte do programa deste ano.
Em declarações aos jornalistas, Carlos Carmo, vereador da Câmara de Loulé com o pelouro dos eventos, considerou que a fasquia «está sempre elevada para o Festival MED».
«Temos sempre um grande cuidado na preparação do programa. Queremos sempre fazer melhor do que a última edição», disse.
Os restantes nomes do Festival serão apresentados nos primeiros dias de Abril, no Café Calcinha.
Todos os nomes anunciados:
Amadou&Mariam (Mali)
Amar Freitas (Brasil)
Aywa (Marrocos/França)
Bandadriatica (Itália)
Bandua (PT)
Bateu Matou (PT)
Bia Ferreira (Brasil)
Bulimundo (Cabo Verde)
Club Makumba (PT)
Horace Andy (Jamaica)
Lavoiser (Português)
Omar Souleyman (Síria)
Onipa (Gana/Reino Unido)
Pedro Mafama (PT)
Sara Correia (PT)
Sarah Mcckoy (EUA)
Sétima Legião (PT)