“Emunicipa-te” leva jovem de Odemira a viajar pela Europa “ao ritmo da arte”

Jovem de 26 anos está a meio de uma viagem de oito meses pela Europa

Mariana tem 26 anos, é licenciada em arquitetura e, se tivesse seguido o “percurso tradicional”, neste momento, estaria, provavelmente, a trabalhar na área em que se formou. Mas a Mariana quis mais. Quis explorar o mundo “Ao ritmo da arte” e está a meio de uma viagem de oito meses pela Europa. 

«Sempre tive a ideia de que queria tirar algum tempo fora de Portugal e desenvolver-me enquanto pessoa. O que queria era fazê-lo antes de ir para a faculdade, mas isso acabou por não acontecer», começa por contar a jovem de Odemira ao Alentejo.Sul Informação.

Mariana Almeida achou que «essa fase da vida já tinha passado», mas o Município de Odemira acabou por lhe voltar a “abrir o caminho” devido ao projeto “Emunicipa-te”, lançado pela primeira vez em 2022 e do qual a jovem saiu vencedora.

O “Emunicipa-te” é um programa municipal de bolsas promovido pela Gap Year Portugal em parceria, neste momento, com três autarquias portuguesas, com vista a atribuir bolsas a jovens residentes ou estudantes desses concelhos, com idades entre os 18 e os 30 anos, para o financiamento de projetos com duração de seis a dez meses.

Há oito anos, quando nasceu a Gap Year Portugal, o conceito era «pouco valorizado por cá», mas foi precisamente a vontade de dois jovens portugueses de o desenvolver que esteve na base da criação da associação.

 

 

Inicialmente, foi criada uma bolsa nacional, mas a adesão era tanta que levou à ideia de apostar também em bolsas municipais. «O Emunicipa-te surge, nesse sentido, em 2020, e, atualmente, conta com a parceria do município de Odemira, Oeiras e Cascais», explica João Mendonça, da Gap Year, ao Alentejo.Sul Informação. 

São só três os municípios que proporcionam esta iniciativa aos seus jovens, mas João Mendonça frisa que a Associação está a trabalhar para que mais se juntem ao projeto.

Em Odemira, Mariana Almeida foi quem inaugurou o “Emunicipa-te”, cujas candidaturas para a 2.ª edição decorrem até 9 de Julho.

Agora, já a meio do projeto que apresentou, a jovem de 26 anos considera que esta é uma iniciativa importante para «qualquer fase da vida» e, por isso, aconselha todos os jovens a candidatarem-se.

“Ao ritmo da arte” foi estipulado com duas etapas principais: o desenvolvimento da expressão artística e a captação de perspetivas humanitárias e ambientais.

Depois de ter passado por Barcelona e Paris, Mariana está agora em Calais (França), onde tem explorado mais a área do voluntariado.

 

 

Quatro meses depois do começo desta aventura, a arquiteta diz estar «completamente integrada», mas confessa que, devido a nunca ter viajado sozinha, antes «tudo criava muita estranheza».

Já a meio da viagem, admite que é «difícil pensar o que vai acontecer depois».

Voltar a Portugal para «explorar novos caminhos» e implementar o que aprendeu não deixa de ser opção, mas Mariana admite gostar muito da vida «lá fora».

Através destes testemunhos, a Associação Gap Year pretende continuar a promover o projeto para que mais Municípios se juntem à iniciativa.

«No Algarve, já tentámos em Faro e Lagos. O que é importante é continuar a divulgar o conceito, porque, muitas vezes, o que acontece é que as pessoas ainda não conhecem», remata João Mendonça.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub