Central Fotovoltaica de Almodôvar está em consulta pública até 2 de Maio

Investimento previsto é de 120 milhões de euros

Central Fotovoltaica – Foto de arquivo

A Avaliação do Impacte Ambiental da construção de uma nova Central Fotovoltaica em Almodôvar e da Linha de Muito Alta Tensão (LMAT) que há-de transportar a energia produzida está em consulta pública até 2 de Maio, no portal Participa.pt.

O projeto da Central Fotovoltaica localiza-se nas freguesias de Rosário e União das Freguesias de Almodôvar e Graça dos Padrões, no concelho de Almodôvar.

A LMAT atravessa ainda a freguesia de Aldeia dos Fernandes (também pertencente a Almodôvar) e termina na freguesia de Ourique (pertencente ao vizinho concelho de Ourique).

Foram estudados três traçados alternativos para a LMAT, na sua ligação entre a Central Fotovoltaica e a subestação de Ourique.

A Central Fotovoltaica de Almodôvar possui uma potência de 120 MW e irá produzir anualmente em média 309,262 GWh/ano, o que, de acordo com o Estudo de Impacte Ambiental, «contribuirá anualmente para a não emissão de cerca de 70 078,98 toneladas de CO2 para a atmosfera, estimativa de emissões com base no mix energético para o setor da eletricidade».

Na Central Fotovoltaica de Almodôvar, está prevista a construção de uma subestação com um edifício de comando, bem como instalar postos de transformação em estruturas prefabricadas.

Os módulos fotovoltaicos serão instalados numa estrutura metálica de suporte, cujas estacas de suporte serão fixas diretamente ao solo.

Ao longo da zona do projeto serão construídos caminhos para permitir a circulação geral e haverá cabos elétricos enterrados para estabelecer a ligação entre todas as infraestruturas que constituem o projeto.

 

 

Como é salientado no Resumo Não Técnico, a zona onde se prevê a instalação da Central Fotovoltaica, dos equipamentos de apoio e da Linha Elétrica é atualmente ocupada por azinheiras, montado (sobreiros) e eucaliptos, sendo necessário destruir todo esse coberto vegetal.

Em termos de fauna, a principal preocupação tem a ver com a afetação das aves estepárias (abetardas, cisões, etc), uma vez que parte do projeto se situa junto à ZPE de Castro Verde e de Piçarras.

Assim, o projeto prevê a implementação de medidas compensatórias, «perante as potenciais afetações de habitats ribeirinhos e eliminação de exemplares de azinheira e sobreiro». Assim, está prevista a «implementação do Plano de Estrutura Verde e Integração Paisagística a requalificação dos habitats ribeirinhos, assim como a recuperação do número de azinheiras e sobreiros».

Além disso, o promotor compromete-se que irá garantir a «implementação de um Plano de Gestão de Habitat de aves estepárias numa área imediatamente adjacente no extremo norte da Central Fotovoltaica de Almodôvar, localizada entre as ZPE de Castro Verde e de Piçarras, promovendo a conetividade entre estas duas áreas sensíveis, e potenciando a permeabilidade das espécies estepárias (entre outras)».

O Proponente deste Projeto é a empresa CSF Almodôvar, Unipessoal, Lda.

Estima-se que a Central Fotovoltaica de Almodôvar seja construída em cerca de 24 meses e que tenha uma vida útil de 30 anos, findo o qual poderá ser desativada, ou requalificada.

O investimento global previsto para o Projeto da Central Fotovoltaica de Almodôvar (incluindo a LMAT) é de cerca de 120 milhões de euros.

Quem quiser participar na Avaliação do Impacte Ambiental ou consultar a documentação, pode fazê-lo clicando aqui para aceder ao portal Participa.pt.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub