CEBAL debate uso de subprodutos agroindustriais para alimentação de herbívoros

Miguel Rodrigues, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é o orador convidado

Dar a conhecer formas de valorizar subprodutos agroindustriais para alimentação de animais herbívoros, nomeadamente coelhos, vai ser o tema da próxima sessão online do ciclo de conferências sobre produção animal circular do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL), agendada para terça-feira, dia 28 de Março, às 14h30.

O webinar “Valorização nutricional de subprodutos na alimentação de herbívoros – Aplicação de tratamentos biológicos” terá como orador convidado Miguel Rodrigues, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e abordará a valorização nutricional de subprodutos agroindustriais, «como por exemplo o engaço de uva, através de tratamentos biológicos, ou seja, tratamentos que recorrem a microrganismos, neste caso fungos».

«Estes tratamentos permitem reduzir os compostos fibrosos dos subprodutos e aumentar a sua disponibilidade nutritiva, favorecendo o seu uso na alimentação de animais herbívoros, como os coelhos», segundo o CEBAL.

Uma vez que as políticas europeias «favorecem a obtenção de produtos de valor acrescentado nas diferentes atividades agroindustriais, equacionando a integração de diferentes atividades no âmbito agrário, nomeadamente os sistemas de produção animal, existe interesse acrescido em avaliar o potencial de vários subprodutos, numa lógica de economia circular e desperdício zero».

«Muitos dos subprodutos agroindustriais são considerados de baixo valor nutritivo, o que pode condicionar a sua utilização na alimentação animal. Mas animais herbívoros, como o coelho, conseguem aproveitar mais eficientemente os alimentos pelas suas características gastrointestinais, que contêm uma população microbiana com elevada capacidade fermentativa», acrescenta o centro de investigação.

Combinando esta capacidade com os tratamentos biológicos, «a disponibilidade nutritiva dos subprodutos pode ser aumentada e constituir uma boa alternativa alimentar».

A sessão online é aberta ao público em gera, mas especialmente voltada para  investigadores, produtores ou outros agentes ligados à nutrição, produção animal e agroindústria, e poderá ser acompanhada em direto na plataforma zoom.

Para ciclo de conferências “Coprodutos Agroindustriais & Alimentação Animal – Para uma produção animal circular”, que o CEBAL, em colaboração com o Fórum da Economia Circular do Alentejo (FECA), promove bimestralmente, são convidados investigadores, produtores ou outros agentes ligados à nutrição e produção animal, «com o objetivo de promover a utilização de coprodutos agroindustriais na alimentação animal, contribuir para fomentar a partilha de experiências e dinamizar estratégias de circularidade entre as agroindústrias e o setor pecuário».

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub