Beja volta a receber “Astronautas por um dia”

Ao “Astronauta por um Dia” podem candidatar-se jovens inscritos no ensino básico ou secundário português

Quem quer voltar a ser “Astronauta por um dia”? A competição nacional, organizada pela Agência Espacial Portuguesa, está de volta e terá, pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Beja como quartel-general. 

A competição nacional teve a sua primeira edição no ano passado e permitiu que 31 estudantes portugueses pudessem experimentar condições de microgravidade, simulando a sensação que os astronautas vivenciam quando estão no espaço.

Ao “Astronauta por um Dia”, podem candidatar-se jovens inscritos no ensino básico ou secundário português, que tenham entre 14 e 18 anos à altura do voo parabólico, marcado para 3 de Setembro deste ano.

O prazo de candidaturas foi alargado pela Agência Espacial Portuguesa, terminando agora na próxima segunda-feira, dia 13 de Março.

Para se inscreverem, os jovens interessados terão apenas de preencher um formulário e submeter um vídeo de motivação (com a duração máxima de 45 segundos) em que se apresentem e expliquem o porquê de quererem participar na iniciativa.

Hugo Costa, diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa, frisa que o Astronauta por um Dia é «uma iniciativa extraordinária, que permite que 30 jovens vivam experiências e dias inesquecíveis, num processo muito idêntico ao da escolha de um Astronauta de carreira».

O sucesso da primeira edição parece ter inspirado alguns países europeus a replicarem a competição: «vários países têm estado em contacto com Agência Espacial Portuguesa para aprenderem com a experiência nacional e lançarem a mesma oportunidade para os seus jovens».

O voo será operado pela francesa Novespace e está agendado para dia 3 de Setembro, partindo da Base Aérea n.o 11, da Força Aérea Portuguesa, em Beja.

Nos dias antecedentes, os 30 finalistas passarão algum tempo na cidade alentejana, sendo envolvidos em workshops de comunicação, atividades de team building e práticas desportivas. Em 2022, os finalistas tiveram ainda a oportunidade de participar numa sessão com o astronauta europeu Matthias Maurer, que, depois, voou com os Astronautas por um Dia no avião Airbus A130.

A iniciativa Astronauta por um Dia é um dos vários projetos da Agência Espacial Portuguesa para aproximar os mais jovens do Espaço, abrindo caminho para uma formação e carreira não só no Espaço, mas em todas as áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) adjacentes ao setor espacial.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub