Autarcas de freguesia do Baixo Alentejo reuniram-se em Beja

«O número de participantes no encontro revela a importância e a recetividade que teve junto dos autarcas e demonstrou a união entre todas as freguesias»

Os autarcas de freguesia do distrito de Beja reuniram-se no passado sábado, 11 de Março, no auditório do NERBE – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral.

O encontro contou com a presença de cerca de 100 autarcas de freguesia, vindos de vários pontos do distrito de Beja em representação de 50 das 75 freguesias existentes.

«O número de participantes no encontro revela a importância e a recetividade que teve junto dos autarcas e demonstrou a união entre todas as freguesias», diz a delegação de Beja da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias.

É que os problemas «acabam por ser comuns», acrescenta.

«A transferência de competências dos municípios para as freguesias foi um dos temas mais quentes do encontro, pois apesar de já se encontrar em vigor há cerca de três anos e meio, ainda existe um caminho longo a percorrer», diz.

 

 

No distrito de Beja, apenas metade dos concelhos já realizam a transferência de competências, faltando ainda Aljustrel, Alvito, Beja, Cuba, Ourique, Serpa e Vidigueira.

Esta transferência de competências tem por base um acordo celebrado entre a ANAFRE, a Associação Nacional de Municípios e o Governo.

No debate esteve ainda em destaque a perspetiva de as Juntas de Freguesia poderem vir a beneficiar de apoios comunitários no âmbito do Portugal 2030, tendo sido apresentados os oito eixos enviados pela ANAFRE à ministra da Coesão Territorial.

A sessão de boas vindas contou com a presença de Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja, Miguel Ramalho, presidente da União das Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista, Vitor Besugo, coordenador distrital da ANAFRE, e Olga Freire, vice-presidente da ANAFRE.

Participaram ainda neste encontro os dois vices presidentes da ANAFRE Jorge Amador e Nuno Gaudêncio.

 



Comentários

pub