Alqueva vai simular uma cheia no rio Guadiana

Objetivo é garantir o cumprimento do regime natural daquele curso de água

Pulo do Lobo

A partir das 5 horas da madrugada de hoje, dia 1 de Março, Alqueva vai libertar 300 m3/s a partir da barragem de Pedrógão, simulando assim um caudal de cheia, essencial para a “limpeza” do leito do rio Guadiana até à foz, garantindo o cumprimento do regime natural daquele curso de água.

No âmbito do regime de caudais ecológicos definidos para as albufeiras de Alqueva e Pedrógão, constante do contrato de concessão celebrado entre o Estado Português e a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, está prevista a simulação de um caudal de cheia, a jusante da barragem de Pedrógão, caso as afluências naturais, em ano não seco, não atinjam valores iguais ou superiores a 300m3/s desde o início de Novembro na secção do Pulo do Lobo.

O caudal a descarregar deve sofrer um aumento gradual durante cerca de 3 horas e um decréscimo gradual de idêntica duração na fase final. Esta condição é designada por Caudais de Cheia.

O volume libertado com esta operação, cerca de 46 hectómetros cúbicos, representa menos de 5% do volume encaixado em Alqueva durante o mês de Dezembro, não colocando em causa a garantia de abastecimento que a albufeira oferece.

No presente ano, «os caudais registados no Pulo do Lobo foram muito inferiores a 300 m3/s, não se verificando de forma natural o cumprimento da condição» acima referida, pelo que a EDIA irá assegurar o seu cumprimento.

 



Comentários

pub