“Vagabundas”: Vem aí uma residência para promover a criação artística no feminino

Residência decorre na Mina de São Domingos e candidaturas estão abertas até 28 de Fevereiro

“Vagabundas”, uma residência artística que tem como objetivo promover a criação artística no feminino, decorrerá na Mina de São Domingos, em Mértola, de 1 a 30 de Abril, e já tem inscrições abertas. 

A residência apresenta um programa de teatro e artes performativas para artistas de nacionalidade portuguesa que se identifiquem com o género feminino, sejam cisgénero ou transgénero, e pretende promover a interseção com o desenvolvimento de trabalho artístico descentralizado em particular em comunidades com problemas de desenvolvimento e desertificação.

Com uma periodicidade anual, esta residência inspira-se na história de Mercedes Blasco, um dos muitos pseudónimos de Conceição Vitória Marques, e no nome da sua obra literária mais conhecida “Vagabunda”, um diário de memórias da mulher e da artista. Reconhecer a sua importância e tê-la como inspiração é reforçar a sua existência, o seu legado e dar a relevância política que, em vida, Mercedes não teve.

«Inspiramo-nos na sua história para criar “Vagabundas”, residência artística de criação para mulheres portuguesas. Fazê-lo no interior, na aldeia natal de Mercedes, na Mina de São Domingos (Mértola), é afirmar a necessidade de uma criação mais descentralizada, sustentável e verdadeiramente acessível e participada», refere a organização.

A Residência artística de criação, investigação e pesquisa terá a duração de um mês para duas artistas selecionadas através de open call e inclui bolsa de criação no valor de mil euros (para cada artista), espaço de trabalho na Mina de São Domingos, alojamento para o período de residência, ajuda de custo para deslocações (uma viagem de ida e volta do seu local de residência para a Mina de São Domingo) e alimentação para o período da residência.

O projeto é composto por duas fases, durante o mês de Abril na Mina de S. Domingos, e no mês de Outubro em Lisboa.

As artistas que se candidatam devem ter disponibilidade participar na residência artística de 1 a 30 de Abril na Mina de s. Domingos, na sessão aberta ao público dia 29 de Abril na Mina de S. Domingos, na sessão aberta ao público com as artistas Cláudia Lucas Chéu, Natália Luiza e Nádia Torres, em formato debate-conferência sobre os temas abordados pelas artistas durante a residência no dia 14 de Outubro, no Teatro da Trindade, Lisboa, e na sessão aberta ao público sobre o trabalho desenvolvido em residência no Auditório da Biblioteca de Marvila (em data a definir entre 13 e 18 de Outubro).

As artistas que queiram participar deverão submeter a sua candidatura através de formulário de inscrição, juntamente com uma sinopse, memória descritiva do projeto, enquadramento nos objetivos e nota de percurso da artista até 28 de Fevereiro.

O projeto a desenvolver deve inserir-se no contexto do teatro e artes performativas e deve cruzar-se com os objetivos que levaram a Companhia Cepa Torta a criar esta residência e com algum dos temas relacionados.

 


Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub