Romaria a cavalo volta a ligar Moita a Viana do Alentejo, aliando fé e convívio

Evento já está a ser preparado pela Comissão Organizadora

Centenas de romeiros oriundos de vários pontos do país voltam a cumprir a tradição, de 26 a 30 de Abril, ao participarem na Romaria a Cavalo que liga os concelhos da Moita e de Viana do Alentejo.

O evento, que traz todos os anos centenas de visitantes a Viana do Alentejo, está já a ser preparado pela Comissão Organizadora, que integra as Câmaras da Moita e de Viana do Alentejo, a Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e a Associação Equestre de Viana do Alentejo.

Este ano, apresenta algumas novidades, nomeadamente no local das pernoitas e no local dos almoços.

A viagem de 150 quilómetros por caminhos de terra batida tem início junto à Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita, no dia 26, e termina no Santuário de Nossa Senhora D’Aires, em Viana do Alentejo, a 29 de abril, passando por várias localidades, entre as quais Alcáçovas.

A cavalo ou de charrete são, cada vez mais, as pessoas que se juntam, de ano para ano, para participar na Romaria, algumas vindas do estrangeiro.

Apesar do carácter religioso que está na génese desta festa, nos dias de hoje, a romaria assume uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os participantes.

A Romaria a Cavalo foi retomada em 2001, após um interregno de mais de 70 anos, recuperando uma tradição em que os lavradores da Moita se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires para pedir proteção e boas colheitas.

Em 2011, a Romaria a Cavalo foi distinguida com o Prémio Mais Alentejo, na categoria “Mais Tradição” e, em 2013, com uma menção honrosa, na categoria “Eventos”, dos Prémios “Turismo do Alentejo”.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub