O «rascunho» da história foi feito no âmbito de um trabalho de casa, mas nunca chegou a ser guardado na gaveta e, após reestruturação, deu agora origem a um livro. “Salvo por um queijo”, escrito por David Marques e Leonor Marques, pai e filha, foi lançado a 18 de Janeiro e será oficialmente apresentado na Biblioteca Municipal de Portimão este sábado, 11 de Fevereiro, às 16h00.
«Sempre gostei de histórias infantis e ter três filhas acabou por ser um argumento para, enquanto adulto, continuar a lê-las. Desde pequenina que a Leonor vai à biblioteca e ela é apaixonada por livros, tanto que, quando aprendeu a ler, começou logo a ter sempre livros na mesa de cabeceira», conta David Marques ao Sul Informação.
David, que é médico, formado na Universidade do Algarve e residente em Portimão, recorda que o desejo da filha era também um dia conseguir escrever um livro e, por isso, este é «o realizar de um sonho».
Depois de tomarem a decisão de publicar o livro, contactaram uma editora que se mostrou interessada em avançar com o trabalho e uma ilustradora (Mara Silva), que, com as indicações de Leonor, foi passando a história para desenhos.
Apesar de a apresentação só se realizar quase um mês após o lançamento, David frisa que o livro já está à venda em Portugal e no Brasil e que «o feedback tem sido muito bom e até já superou as expectativas».
Este foi o primeiro, mas o médico não esconde a vontade de, juntamente com a filha, lançar uma nova história já no próximo ano.