Obras da Central de Valorização Orgânica começam hoje e custam 8,5 milhões

Unidade irá receber os biorresíduos recolhidos seletivamente nos concelhos de Alvito, Cuba, Portal, Viana do Alentejo e Vidigueira

As obras de construção da Central de Valorização Orgânica (CVO), dedicada ao tratamento dos biorresíduos recolhidos seletivamente, arrancam esta segunda-feira, anunciou a Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL).

A Central de Valorização Orgânica, a construir no Aterro Intermunicipal de Vila Ruiva/Cuba, conta com um investimento total que ascende a 8,5 milhões de euros.

Este projeto insere-se num vasto conjunto de investimentos que têm sido desenvolvidos pela AMCAL e pelos seus municípios associados, permitindo dotar este sistema de uma solução de tratamento de biorresíduos com uma capacidade anual de processamento de 10 mil toneladas, dos quais resultarão cerca de 2 500 toneladas de composto de alta qualidade disponível para diferentes usos na região.

A nova Central de Valorização Orgânica é assumida como um «projeto estruturante» para a AMCAL, «alinhado com as políticas que têm sido desenvolvidas e implementadas na área de intervenção dos cinco municípios associados, dotando as populações das melhores soluções técnicas que permitam por um lado o aumento da preparação para a reutilização, reciclagem e da qualidade dos recicláveis valorizados e, por outro, a redução significativa da deposição de resíduos urbanos em aterro».

Trata-se, pois, segundo a AMCAL, de um «esforço conjunto que visa a melhoria da sustentabilidade ambiental e da qualidade de vida desta região, através do desenvolvimento de uma solução de proximidade».

Esta unidade irá receber os biorresíduos recolhidos seletivamente nos concelhos de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira, cuja obrigatoriedade está prevista até 31 de Dezembro deste ano.

A Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL), associação de municípios de fins específicos, foi constituída em 1991 e tem como principais áreas de atividade: ambiente e gestão de resíduos; abastecimento de água para consumo humano em alta (até julho 2010); saneamento básico (limpeza de fossas particulares e desobstrução de coletores de esgoto); turismo, cultura e património; metrologia (verificação de balanças e pesos)

Atualmente é constituída pelos municípios de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira, servindo uma população de 22 895 habitantes, com 21 freguesias e uma área total de 1 749 km2.

No que respeita ao ambiente e à gestão de resíduos, o sistema da AMCAL integra as seguintes infra estrutura e equipamentos:1 aterro sanitário (Aterro Sanitário Intermunicipal de Vila Ruiva); 1 central de triagem (Vila Ruiva);1 parque de resíduos recicláveis (Vila Ruiva); 5 ecocentros (Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira); 3 estações de transferência (Vila Ruiva, Vidigueira e Portel); 18 viaturas de recolha e transporte de resíduos; 129 ecopontos municipais para deposição seletiva de resíduos urbanos. A AMCAL detém ainda participação nas instalações de Tratamento Mecânico e Biológico de Resíduos de Évora e Beja, bem como na instalação de produção de Combustíveis derivados de Resíduos (CdR) de Évora.

 
 



Comentários

pub