Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A exposição “Sonos Falados”, promovida pelo Movimento Democrático de Mulheres com o apoio do Município de Silves, foi inaugurada esta sexta-feira e pode ser vista até ao dia 25 de Março, no Complexo das Piscinas Municipais de Silves.

Este é, segundo a Câmara de Silves, «um projeto artístico de carácter colaborativo que conta com a participação de 104 mulheres de setores profissionais distintos, que foram convidadas a, através de uma pequena almofada, executar um trabalho plástico que representasse, simbolicamente, o seu depositário de sonhos e/ou medos, deixando, desta forma, sobre a almofada, as formas que contornam algumas das suas preocupações ou sonhos».

Desta iniciativa resultaram os trabalhos agora em exposição em Silves.

lagos eventos

 

Sinopse da exposição “Sonos Falados”:

«No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, o núcleo de Évora do MDM – Movimento Democrático de Mulheres, e a equipa do projeto Criar Mundos De Igualdade I Agir E Convergir Para Mudar promoveram em parceria com o Museu de Évora, a exposição Sonos Falados.

Em 2014 são celebrados os 104 anos da declaração e reconhecimento do 8 de Março como Dia Internacional da Mulher. Sonos Falados é um projeto artístico de carácter colaborativo que conta com a participação de 104 mulheres de setores profissionais distintos.

A proposta consistiu em distribuir por um conjunto heterogéneo de mulheres uma pequena almofada e colocar-lhes o desafio de fazer uma intervenção plástica na mesma. A almofada enquanto objeto é o local físico onde são depositados diariamente os sonhos, as ansiedades, os medos e as ambições que se vão encadeando diariamente.

O desafio foi assim um convite a tentar representar simbolicamente o seu depositário de sonhos e/ou medos, isto é, deixar sobre a almofada as formas que contornam algumas das suas preocupações ou sonhos. Sonos Falados é a exposição de 104 objetos intervencionados pelas 104 mulheres que participaram neste projeto e que foram convidadas quer a nível individual quer pelo trabalho que desenvolvem em algumas instituições».

 

 



vamos à vila 2025

Também poderá gostar

Diamantes na Pintura Nelson Santos EMARP (4)

EMARP expõe “Diamantes na Pintura” de Nelson Santos

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Histórias Imaginárias Orquestra Algarve

Quarteto da Orquestra do Algarve conta “Histórias Imaginárias” em Faro e Silves