José António Falcão guia viagem a “Espaços e Tempos de Mariana Alcoforado”

Em mais uma edição da iniciativa “Passeio Luminoso”

Imagem de Arquivo – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Uma viagem a “Espaços e Tempos de Mariana Alcoforado”, conduzida por José António Falcão, historiador de arte e diretor-geral do Festival Terras sem Sombra, vai ter lugar no domingo, dia 26 de Fevereiro, às 10h00, em Beja, com ponto de encontro na Praça da República.

Nesta nova edição da iniciativa “Passeio Luminoso”, que promove visitas ao património e memórias bejenses, os participantes vão «deambular e partilhar palavras em torno do amor que uniu Soror Mariana Alcoforado a Noël Bouton de Chamilly, em pleno cenário da Guerra da Restauração».

O amor que uniu Soror Mariana Alcoforado a Noël Bouton de Chamilly «faz parte da História da Literatura Universal e torna Beja uma referência obrigatória, mas ainda pouco valorizada entre nós, dos roteiros sentimentais à escala do planeta», ilustra a Câmara de Beja.

«Ao contrário do que sucede com outras narrativas amorosas, em que prima a ficção, esta aflora em pleno a realidade e pode ser perscrutada na paisagem, no património edificado e móvel, nas fontes arquivísticas. Vislumbrar as Cartas Portuguesas como um documento histórico, não apenas como um monumento literário, é o repto desta visita, que percorre, com olhar atento, os espaços e tempos da “freira portuguesa” na sua cidade», acrescenta a autarquia, no seu site.

As inscrições devem ser feitas através do email [email protected] ou telefone 284 311 913. O passeio é limitado a 45 pessoas.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub