Investimento de 27 milhões faz chegar água do Alqueva à Barragem do Monte da Rocha

Município de Ourique defende há anos a concretização deste investimento

O anúncio de procedimento do concurso público de empreitada do “Circuito Hidráulico de Ligação à Albufeira do Monte da Rocha e do Bloco de Rega da Messejana”, por parte da Empresa de Desenvolvimento e Infra Estruturas do Alqueva, foi publicado ontem em Diário da República 

Trata-se de um investimento de 27 milhões e cem mil euros para fazer chegar a Água do Alqueva à Barragem do Monte da Rocha e ao Bloco de Rega da Messejana, tendo o prazo de execução do contrato sido definido para 21 meses.

«Considerando a seca recorrente que tem assolado o nosso território e os baixos níveis que a Albufeira do Monte da Rocha tem registado, esta ligação é fundamental para garantir o abastecimento público de água a populações dos concelhos de Castro Verde, Ourique, Almodôvar, Mértola e Odemira», defende a CIMBAL.

O Município de Ourique saúda também esta decisão.

«É uma excelente notícia para Ourique e para o território a sul do Baixo Alentejo, para a afirmação da nossa capacidade produtiva tão evidente na fileira do porco alentejano, para a sustentabilidade do abastecimento de água para consumo humano e para a geração de dinâmicas positivas para as pessoas e para as nossas terras», defende, frisando que este é «um dos maiores investimentos públicos no Baixo Alentejo».

Com esta publicação, Ourique realça que «vai poder ter maior sustentabilidade no abastecimento de água para consumo humano» e «reforçar a afirmação do potencial produtivo dos seus agricultores, criadores e produtores».

«Deu muito trabalho, mas é uma excelente notícia para a nossa ambição de maior qualidade de vida, sustentabilidade e desenvolvimento. É esse o caminho. Trabalhar, persistir e concretizar, a pensar nas pessoas e no território», diz ainda a autarquia.

Estes novos blocos de rega irão permitir o uso da água para fins agrícolas em mais de 2.300 ha dos concelhos de Aljustrel e Ourique.

«Esta é uma conquista pela qual os autarcas do Baixo Alentejo têm batalhado, tendo o assunto sido colocado, ao longo dos tempos, em diversos fóruns e é um passo decisivo no combate à desertificação e aumento da competitividade dos territórios», remara a CIMBAL.

 



Comentários

pub