Estradas e requalificação urbana e casas são destaque das obras de 10 milhões em Odemira

Hélder Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira, salienta que muitas das intervenções antecipam o próximo quadro comunitário de apoio

Estradas municipais, requalificação urbana, um loteamento e centros interpretativos são alguns dos destinatários dos 10 milhões de euros que a Câmara de Odemira prevê investir em todas as freguesias do município, até final do ano.

Este investimento “representa uma forte aposta na melhoria da qualidade de vida dos munícipes e de quem procura Odemira para investir, visitar ou trabalhar”, explicou a autarquia do distrito de Beja em comunicado.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do município Hélder Guerreiro acrescentou que muitas das intervenções antecipam o próximo quadro comunitário.

O conjunto de empreitadas a lançar este ano foi aprovado “por unanimidade” pelo executivo no início de fevereiro.

A autarquia acrescentou que na área da requalificação e regeneração urbana serão investidos 4,1 milhões de euros e em equipamentos municipais será aplicado um total de 2,9 milhões de euros.

Já no setor da economia, desenvolvimento local e valorização de produtos endógenos “será investido um milhão de euros”, estando ainda prevista a abertura de concursos no valor de 840 mil euros para infraestruturas e espaço público e de 970 mil euros para beneficiação da rede viária municipal.

Segundo o edital 13/2023 da Câmara de Odemira, consultado pela Lusa, a autarquia aprovou, em 2 de Fevereiro, o lançamento do concurso público para a empreitada de requalificação do núcleo antigo e ribeirinho de Zambujeira do Mar.

Ainda na área da requalificação e regeneração urbana, está previsto um investimento de 700 mil euros “na melhoria das condições das ruas de aldeias e vilas de todas as freguesias”, revelou Hélder Guerreiro.

Também já aprovados estão os concursos públicos para a beneficiação da Estrada Municipal 532, entre as localidades de Monte da Estrada e Relíquias, e para a construção de um centro interpretativo sobre o rio Mira, em Odemira.

Este projeto “é uma componente de salvaguarda da memória e daquilo que são os principais aspetos históricos e geográficos do rio e o que [este] representa para o concelho de Odemira, desde Vila Nova de Milfontes à barragem de Santa Clara”, explicou o autarca.

Os concursos para a construção das infraestruturas para um loteamento municipal no Almograve e para criação de uma destilaria e o entro Interpretativo do Medronho no edifício da antiga moagem de Sabóia também já foram aprovados pela câmara municipal.

Hélder Guerreiro observou ainda que o município já iniciou, em 2023, investimentos avaliados em quase cinco milhões de euros que são “para terminar também este ano”.

Trata-se da nova ecovia/ciclovia entre o Almograve e o Cruzamento do Almograve, o centro escolar de São Luís e o novo centro de atividades ocupacionais da Associação de Paralisia Cerebral de Odemira.

“Só nestes três projetos estamos a falar à volta de cinco milhões de euros, que já estão em obra e são financiados pelo [programa operacional regional] Alentejo 2020”, concluiu.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub