“DemoDay” da ANI mostra em Évora soluções para a aviação e tratamento de cancro

A iniciativa é organizada pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito do DemoDay do BfK INNOV@Rise

Soluções para a aviação, tratamento de cancro, envelhecimento e análise inteligente de água. Estes são alguns dos projetos que vão ser apresentados na próxima quinta-feira, 16 de Fevereiro, às 14h30, no PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, em Évora. 

A iniciativa é organizada pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito do DemoDay do BfK INNOV@Rise.

Um dos projetos que será apresentado é o “expressPIK”, da Universidade do Algarve.

«O tratamento com alpelisibe ou outras terapias anti-PIK vieram revolucionar a terapêutica ao cancro da mama, ao possibilitar tratar apenas as células afetadas pelo cancro, preservando as restantes. No entanto, nem sempre os testes existentes no mercado leem a mutação PIK3CA, presente em muitos cancros da mama», diz a apresentação do projeto.

O expressPIK quer responder a essa lacuna, caracterizando-se com um teste diagnóstico complementar com base na expressão de mutação do RNA fiável, rápido (resultados em duas horas) e barato.

O objetivo é ajudar os médicos a identificar pacientes com cancro de mama com maior probabilidade de responder ao tratamento com alpelisibe ou outras terapias anti-PIK.

Já o projeto KAIS é da Universidade de Évora que vai permitir uma avaliação precisa do perfil de risco de quedas da pessoa idosa.

Quanto ao “Smart Water Analysis Technology”, da Universidade do Algarve, desenvolveu um dispositivo inteligente de baixo custo para análise da água.

Por fim, o Earhart Solution, do Instituto Superior de Educação e Ciências – ISEC Lisboa, quer arranjar uma solução blockchain para tornar o ecossistema da aviação mais eficiente.

Os 15 projetos empreendedores participantes nas três edições do programa receberam acompanhamento de mentores especializados, capacitação intensiva em desenvolvimento de negócio e treino de pitch para impulsionarem a entrada dos projetos no mercado.

O BfK INNOV@Rise vai, ainda, atribuir 45 mil euros em prémios monetários — três mil euros por projeto — para o desenvolvimento da prova de conceito/protótipo.

«Nesta que é mais uma edição do programa, ficamos muito contentes que estes territórios apresentem projetos que vão desde a sustentabilidade à aeronáutica. Demonstra que a inovação em Portugal se faz com elevadíssima qualidade através dos seus centros de conhecimento, independentemente da sua localização no território nacional», afirma João Mendes Borga, administrador da ANI.

O BfK INNOV@Rise é promovido no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, TECH4INNOV, cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub