Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Os utentes dos centros de saúde do Barlavento vão passar a ter acesso a uma consulta especializada destinadas a pacientes com feridas complexas, está a funcionar no Centro de Saúde de Silves desde o dia 23 de Janeiro.

Este serviço, criado pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Barlavento e uma novidade na região, «pretende ser não só uma referência na prestação de cuidados aos doentes com feridas complexas baseados nas melhores práticas e evidência científica, mas visa ainda proporcionar consultadoria, formação e capacitação a todos os profissionais do ACeS Barlavento que estejam envolvidos no tratamento de feridas», segundo a Administração Regional de Saúde do Algarve.

«Uma vez que a prevalência de feridas, agudas e crónicas, no atual contexto dos cuidados de saúde, é bastante elevada, as suas consequentes implicações na qualidade de vida das pessoas tornam-se um problema relevante para os profissionais de saúde e também para as instituições», acrescenta.

sessões de cinema de inverno

«Todos os aspetos relacionados com a prevenção, gestão e tratamento da pessoa com ferida revestem-se de uma elevada complexidade, pelo que é necessária a intervenção de uma equipa transdisciplinar organizada e com uma forte componente interpares, como estratégia fundamental na resposta aos cuidados de saúde de pessoas com tais necessidades», rematou a mesma entidade.

Com este projeto, o ACeS do Barlavento e a ARS do Algarve pretendem «contribuir para a prestação de cuidados de qualidade na prevenção e tratamento das feridas tendo por base a evidência científica disponível a nível nacional e internacional».
«Promover a articulação multidisciplinar contínua entre os diversos profissionais que colaboram no tratamento do utente»; «proporcionar uma rápida cicatrização das feridas, de forma custo-efetiva aos utentes dos Cuidados de Saúde Primários e em articulação com as Comissões de Feridas das unidades hospitalares, tendo em conta a continuidade de cuidados»; e «promover a formação dos profissionais envolvidos na prevenção e tratamento das feridas».

 

 



vamos à vila 2025

Também poderá gostar

Crias de lince iberico (3)

Quer trabalhar com linces? O Centro Nacional de Reprodução de Lince-ibérico procura voluntários

Corticeira Amorim_Silves_er (3)

Vizinhos da fábrica de cortiça de Silves contentes com o seu fecho, apesar de inesperado

HOSPITAL DE FARO-11

ULS Algarve «sem ocorrências críticas» a registar devido ao apagão