Autarcas aplaudem lançamento do concurso para ligar Monte da Rocha a Alqueva

A obra está avaliada em 27,1 milhões de euros

Os autarcas de Almodôvar, Castro Verde e Ourique manifestaram-se satisfeitos com o lançamento do concurso para construção da ligação da albufeira do Alqueva à barragem do Monte da Rocha e de um novo bloco de rega.

O concurso público para a empreitada de construção do circuito hidráulico de ligação à albufeira do Monte da Rocha e do Bloco de Rega da Messejana foi lançado pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) e publicado em Diário da República, na quarta-feira.

A obra está avaliada em 27,1 milhões de euros e, na opinião do presidente da Câmara de Almodôvar António Bota (PS), «representa um passo gigante» para um território que se encontra «em crise hídrica praticamente todos os anos».

«Esta ligação já devia ter tido lugar, mas mais vale tarde do que nunca e esperamos agora que todo o processo tenha um final feliz», acrescentou à agência Lusa o autarca que é também presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.

A albufeira do Monte da Rocha assegura o abastecimento público no concelho de Almodôvar, mas também nos de Castro Verde e Ourique, assim como em parte dos municípios de Mértola e Odemira, todos no distrito de Beja.

A ligação da albufeira a Alqueva era uma reivindicação antiga, tendo sido confirmado o seu avanço, em Novembro de 2017, pelo então ministro da Agricultura Capoulas Santos.

Para o presidente da Câmara de Castro Verde, António José Brito (PS), com o lançamento do concurso público para a empreitada de ligação do Monte da Rocha ao Alqueva «faz-se finalmente caminho, depois de demasiado tempo à espera».

«’Vale sempre a pena lutar», acrescentou o autarca, defendendo que «esta obra é fundamental [para a região] e tem de avançar depressa».

Já o presidente da Câmara de Ourique, o também socialista Marcelo Guerreiro, lembrou que a ligação é «uma ambição» antiga da região, pela qual se vinha «a batalhar há bastante tempo».

«Tem sido um processo demasiado longo face àquilo que é a necessidade do território, mas com muita persistência e muita insistência [este] tem vindo a caminhar no bom sentido e agora foi dado mais um passo muito importante», frisou.

Também o deputado do PS Pedro do Carmo, eleito por Beja, considerou que o lançamento do concurso é «uma grande notícia […] para a afirmação do potencial produtivo do mundo rural, para a sustentabilidade e para o desenvolvimento económico» da região.

Trata-se de «um investimento estruturante para os concelhos do sul do Baixo Alentejo», acrescentou o também presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Pescas, em comunicado enviado à Lusa.

Na quinta-feira, em declarações à Lusa, o presidente da EDIA, José Pedro Salema, indicou que a obra de ligação do Alqueva ao Monte da Rocha – uma das albufeiras com armazenamento mais crítico devido à seca – e de criação de um novo bloco de rega em Aljustrel, para beneficiar 2.000 hectares, tem um prazo de execução de 21 meses e poderá estar concluída «em 2025».

 



Comentários

pub