“Adagiário ou Formas de Falar com Pássaros” em exposição no Museu da Luz

Exposição estará patente entre os dias 10 de Fevereiro e 30 de Abril

O Museu da Luz, localizado na aldeia da Luz, concelho de Mourão, vai apresentar a exposição temporária “Adagiário ou Formas de Falar com Pássaros”, do fotógrafo e videasta Alexandre Delmar, com inauguração marcada para o próximo dia 10 de Fevereiro, às 16h00.

O ensaio fílmico-fotográfico “Adagiário ou Formas de Falar com Pássaros” apresenta a natureza frágil e resiliente das matérias, procurando um mapeamento ficcionado e tensionado do real.

«Este adagiário não procura revelar ou ocultar, mas potenciar um léxico que evoque possíveis compreensões do modo como somos e habitamos o tempo e o espaço. Talvez, com ele, seja possível comunicar com os pássaros», refere a organização.

A exposição/instalação “Adagiário ou Formas de Falar com Pássaros” fica patente no Museu da Luz entre 10 de Fevereiro e 30 de Abril.

O Museu da Luz integra a Rede Portuguesa de Museus e está aberto de terça-feira a domingo, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 17h30.

Alexandre Delmar, fotógrafo e videasta, é ainda criador dos projetos A Caixa Negra (2009), dedicado à fotografia de arquitetura, e A Recolectora, sobre vegetação silvestre comestível (2021).

Desde 2016, é o fotógrafo oficial da Casa da Música no Porto. Foi um dos artistas premiados na XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira com “A Fala das Cabras e dos Pastores” (2020).

Em 2021 publicou, em coautoria, o livro “Anotações sobre o Abaixo de Cão” pela editora Spector Books, e em 2022 passou a integrar o projeto ViViFiCAR, desenvolvendo “Chamar à pedra, fraga” em contexto de residência imersiva na freguesia de São Mamede de Ribatua, em Alijó, com a participação da comunidade.

 



Comentários

pub