Sines debateu Agenda NEXUS que responde aos desafios da transição energética e digital

Agenda NEXUS, liderada pelo Porto de Sines, foi um dos projetos selecionados, no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do PRR

«A Agenda NEXUS é um projeto fundamental para assegurar o futuro digital e descarbonizado dos portos e das cadeias de valor» disse o ministro das Infraestruturas, na conferência de arranque daquela agenda, que decorreu esta terça-feira, dia 24, no auditório da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

Estas cadeias, acrescentou João Galamba, «enfrentam agora dois desafios que devemos encarar como a melhor oportunidade para o desenvolvimento dos portos nacionais: a transição digital e a transição energética».

Segundo o ministro, a Agenda NEXUS «pretende dar uma resposta ao desafio da dupla transição (energética e digital) agregando as diferentes entidades representativas da cadeia de valor, da indústria nacional e da comunidade científica», pelo que «servirá como mais um passo para a transformação que queremos ver nos portos nacionais. Ao conjugar a inovação no desenvolvimento de ferramentas digitais e novos equipamentos inteligentes e descarbonizados, pretende-se reforçar a competitividade dos portos portugueses numa Europa que ambiciona ser mais competitiva e independente das exportações».

Na conferência sobre a Agenda NEXUS, José Luís Cacho, presidente do Porto de Sines, salientou que se trata de «um projeto desafiante que juntou 35 organizações possibilitando sinergias e que, entre si, asseguram o know-how e a tecnologia com vista ao desenvolvimento desta Agenda de Inovação».

A conferência, que contou ainda com o secretário de Estado do Mar José Maria Costa, em representação do ministro da Economia e do Mar, e com a presença de centena e meia de participantes, juntou os diversos parceiros do projeto, entre stakeholders, operadores de transporte, empresas de inovação, académicos, especialistas, associações do setor.

A iniciativa abordou temas como a Inovação e Transição Energética nas Cadeias Logísticas, a Inteligência Artificial e a Cibersegurança aplicadas aos Portos e Logística, e o Poder do “Datasharing”.

Moderada por quatro especialistas internacionais, que integram o Comité Científico, Técnico e de Inovação do projeto, a sessão contou também com a apresentação do projeto europeu MAGPIE, por parte de Reyer Will, do Porto de Roterdão, projeto que o Porto de Sines integra enquanto Fellow Port, e que tem como objetivo promover um crescimento decisivo no abastecimento e consumo de combustíveis verdes no transporte marítimo, contribuindo para a descarbonização do setor e apresentando soluções inteligentes no âmbito da digitalização e automação.

A Agenda NEXUS, liderada pelo Porto de Sines, foi um dos projetos selecionados, no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Consiste num consórcio representativo da cadeia de valor, incluindo exportadores, operadores logísticos e de transporte, assim como empresas vocacionadas para exportar tecnologia e ainda entidades não empresariais do Sistema de I&I (ENESII) que, entre si, asseguram o know-how e a tecnologia com vista ao desenvolvimento desta Agenda de Inovação, cujo objetivo primordial é o de digitalizar e descarbonizar o corredor logístico do Porto de Sines.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub