São Teotónio debate propostas locais de habitação, trabalho, acolhimento e integração

Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares estará presente

“Propostas Locais para Desafios Globais: Habitação, Trabalho, Acolhimento e Integração” é o tema da conferência que o Município de Odemira irá promover, nos dias 24 e 25 de Janeiro, na Sociedade Recreativa de São Teotónio.

A iniciativa tem como objetivo reunir entidades locais, regionais e nacionais e o meio académico, para discutir e refletir sobre a estratégia para adaptação do território aos atuais desafios.

Ana Catarina Mendes, ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, marcará presença na sessão de abertura e Fernanda Rodrigues, secretária de Estado da Habitação, fará o encerramento da conferência.

A convidada para a conferência de abertura, a decorrer a partir das 14h30, será Alina Esteves (geógrafa e professora auxiliar no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa).

De seguida, realiza-se o debate em torno do eixo “Habitação/Alojamento Digno”, com a participação de Sara Letras (delegada de Saúde Pública de Odemira), Eduardo Quinta Nova (vereador da Câmara Municipal de Sintra) e António Direito (chefe de Divisão de Inovação e Coesão Social da Câmara de Municipal de Braga), com moderação de Pedro Ramos (vereador da Câmara Municipal de Odemira).

No dia 25 de Janeiro, a conferência de abertura contará com a convidada Mariana Évora, que apresentará a investigação sobre “Ricos e pobres no Sudoeste Alentejano: os efeitos da produção agrícola de frutos vermelhos e da imigração na freguesia de São Teotónio”.

Durante a manhã será debatido o eixo “Trabalho Digno”, com a participação de Luís Mesquita Dias (da Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos concelhos de Odemira e Aljezur), Filomena Diegues (coordenadora do Gabinete Jurídico da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), Vasco Malta (chefe de Missão da Organização Internacional das Migrações) e Raquel Policarpo (United Nations Global Compact Network Portugal), com moderação de Ricardo Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Odemira.

Na parte da tarde, às 14h30, há a conferência de Kamal Bhattarai (da NIALP – Associação Intercultural Lisboa) sobre “O acolhimento e integração de imigrantes”.

Para debater o eixo “Acolhimento e Integração”, estarão presentes Clara Gonçalves Silva (chefe de Divisão de Inovação Social do Município de Odemira), Dora Guerreiro (presidente da Direção da Taipa, Crl) e Alcina Cerdeira (vereadora da Câmara Municipal do Fundão), com moderação de Isabel Raposo, vereadora de Odemira.

No âmbito da intervenção da Comissão Local para a Interculturalidade, o Município de Odemira, em parceria com as entidades que compõem a Comissão, elaborou o documento “O Maior Desafio de Odemira” com o objetivo de discutir e definir a estratégia para o concelho em torno de três eixos fundamentais: Habitação/Alojamento Digno, Trabalho Digno e Acolhimento e Integração. É neste contexto de reflexão que se realiza a conferência.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub