Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A empresa REN – Redes Energéticas Nacionais ofereceu uma viatura à Câmara de Loulé para reforçar a defesa da floresta contra incêndios.

Para os responsáveis da autarquia, «esta iniciativa permitirá reforçar a frota municipal de meios de vigilância e proteção da floresta contra incêndios, robustecendo o dispositivo existente e a resposta em termos preventivos».

«A REN é mais um parceiro importante no terreno para podermos desenvolver um trabalho conjunto em prol da preservação do nosso património natural marcado por uma grande diversidade de habitats e riqueza faunística e florística, património geológico e outros recursos que urge proteger das diversas ameaças, em especial do flagelo dos incêndios», considera o executivo liderado pelo autarca Vítor Aleixo

inframoura

Esta viatura irá ajudar as equipas operacionais e técnicas do Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé no desenvolvimento das tarefas de prevenção, planeamento, preparação, sensibilização/formação, vigilância, primeira intervenção/rescaldo, no apoio ao programa “Aldeia Segura Pessoas Seguras” e no projeto “Condomínio da Aldeia”, entre outras ações no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Para João Gaspar, responsável pela área de Redes Sustentáveis e Servidões da REN, a doação desta viatura mostra «a importância do trabalho de proximidade com as equipas de proteção civil das autarquias, ainda para mais num concelho onde existem infraestruturas da REN».

«Este trabalho não se realiza apenas na época crítica: a REN tem um plano de prevenção articulado com as autoridades competentes durante todo o ano, como a limpeza dos corredores de transporte de energia, que aumentam a resiliência aos incêndios rurais das nossas infraestruturas e dos territórios onde as mesmas se encontram implantadas, criando oportunidades de combate de Bombeiros e Equipas de Proteção Civil», refere ainda.

Em 2022, no concelho de Loulé, a REN limpou 147,70 hectares em redor dos seus corredores de transporte de energia.

Desde 2009, e através de uma estreita parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e os municípios na defesa da floresta contra incêndios, a REN atribuiu 89 veículos a várias instituições, entre corporações de bombeiros e equipas de prevenção de incêndios das autarquias.

 



infraquinta rumo à sustentabilidade
vilavita

Também poderá gostar

Sul Informação - Cemitérios do concelho de Loulé abertos mas com regras no Dia de Todos os Santos

Cemitério de Loulé vai ser ampliado

Sul Informação - Recuperados bens furtados numa garagem em Boliqueime

Recuperados bens furtados numa garagem em Boliqueime

Sul Informação - Marchas populares desfilam por Quarteira

Marchas populares desfilam por Quarteira