Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vilavitaparc

O artista portimonense Edmundo Inácio é um dos autores e intérpretes do Festival da Canção deste ano, cuja primeira semi-final acontece a 25 de Fevereiro, a segunda a 4 de Março e a grande final a 11 de Março. 

As canções e os respetivos intérpretes foram anunciados esta quinta-feira, 19 de Janeiro, pela RTP.

Edmundo Inácio, cantor, compositor e performer, vai participar no certame com o seu single de estreia “A Festa”, tema com música da sua autoria, letra co-escrita com Brisa e produção feita em parceria pelo artista com o reputado produtor LEFT.

maozorra

«Quando recebi a chamada do Nuno Galopim a dar-me os parabéns pela seleção no Festival da Canção, fiquei extremamente empolgado. Este será um dos grandes passos para o início de uma carreira de músicas da minha autoria. Depois de uma passagem enriquecedora pelo The Voice Portugal, queria manifestar-me para além da interpretação mas também como autor do meu próprio repertório. Tenho mensagens que acho relevantes comunicar e nada melhor que cantá-las», afirma o algarvio.

De acordo com o cantor, “A Festa” relata o embate diário de uma nova geração que pretende entrar numa indústria profissional e conquistar o seu espaço no mercado. O que nos prende é o Amor pela profissão que abraçamos».

«O Amor será sempre mais forte que a vontade de abandonar “este lugar”. Estou muito entusiasmado para pisar o Palco da RTP, trago um Edmundo novo, acompanhado de músicos e um ambiente semelhante ao que apresentarei nos Palcos, após o Festival. Nesta música tenho um Alaúde como foco e figurinos à medida, mas o meu concerto completo terá mais instrumentos e mais momentos apaixonantes. A Pop Alternativa, o Rock, a música Erudita e as Bandas-Sonoras, também entram neste processo de criação d’A Festa’ e do álbum que a canção antecederá», disse Edmundo.

Gravada nos Great Dane Studios, além dos autores Edmundo Inácio, Brisa e o produtor LEFT. “A Festa” conta com guitarras de José Carmo e Edmundo.

O cantor assumiu também as teclas e, em parceria com o produtor, as percussões e o baixo. Com mistura de Sassá Nascimento e masterização de Michael “Mic” Ferreira, “A Festa” estará no palco do Festival da Canção 2023 na segunda semi-final, dia 4 de Março. A música já está também no Youtube.

Naquela que será a 57.ª edição do Festival, 15 autores foram convidados e cinco foram escolhidos através da livre submissão de canções, como é o caso de Edmundo Inácio.

O artista junta-se a um grupo composto por nomes como Bárbara Tinoco, Cláudia Pascoal, Ivandro, Jacinta, Teresinha Landeiro, April Ivy e André Henriques, membro da banda Linda Martini, entre outros.

Natural de Portimão, Edmundo Inácio fez formação musical e estudou guitarra dedilhada no conservatório, tendo-se formado em Cinema na Coventry University, em Inglaterra.

Multi-instrumentista e produtor autodidata, demorou 15 anos a encontrar a sua identidade musical. Em 2021, participou no The Voice Portugal, chegando à gala final, tendo re-interpretado temas populares portugueses.

Inspirado pela música portuguesa, espanhola e médio-oriental, Edmundo Inácio assume o compromisso de respeitar e modernizar as suas raízes tradicionais, das quais faz parte o fado, e que irá fundir com sonoridades contemporâneas de rock, pop alternativo e música eletrónica.

 



infraquinta rumo à sustentabilidade
teatro das figuras

Também poderá gostar

Manuel Teixeira Gomes

Conferência assinala 165º aniversário de nascimento de Teixeira Gomes

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

A Savana e a Montanha_3

Filme “A Savana e a Montanha” apresenta-se em Portimão, Lagos, Faro e São Brás de Alportel