Obras de arte de Estrela Faria vão espalhar-se por Évora

Direção Regional de Cultura do Alentejo vai promover uma exposição que mostra diferentes facetas da artista natural de Évora

Diferentes facetas da arte de Estrela Faria vão ser mostradas em Évora, numa exposição que vai estar patente na Galeria de Exposições da Casa de Burgos e na Biblioteca Pública da cidade, cuja inauguração vai ter lugar no dia 4 de Fevereiro, às 16h30 e às 17h00, respetivamente.

A mostra “Estrela Faria Reencontro” vai ser dividida em dois polos «dada a sua abrangência, segundo a Direção Regional de Cultura do Alentejo, que promove a iniciativa

«Na Galeria de Exposições da Casa de Burgos apresentar-se-ão obras que evidenciam as características polifacetadas da artista: pintora, professora, decoradora, ilustradora, cenógrafa, vitrinista; e na Biblioteca Pública de Évora será apresentado um núcleo com livros ilustrados por Estrela Faria bem como um núcleo documental», segundo a DRCAlentejo.

Resultado de uma parceria estabelecida entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Biblioteca Pública de Évora, a Universidade de Évora – CIDHEUS e a Escola Secundária Gabriel Pereira, «esta mostra conta com o apoio imprescindível de familiares da artista, de colecionadores particulares e de vários museus nacionais onde a artista se encontra representada, entre os quais o Museu Nacional do Teatro e da Dança e o Museu Nacional do Azulejo. A exposição conta ainda com o apoio do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo».

Estrela Faria (1910-1976), natural de Évora, onde fez a sua formação inicial na Escola Industrial e Comercial Gabriel Pereira, frequentou depois a Escola de Belas-Artes de Lisboa onde concluiu o seu curso de pintura. Na sua formação destacam-se a sua estadia em Paris, como bolseira, e a sua passagem por várias cidades da Europa. No seu percurso artístico trabalhou também no Brasil e em Moçambique, nomeadamente na cidade de Lourenço Marques, atual Maputo. Foi premiada a nível nacional e internacional.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub