Identidade partilhada e o saber-fazer da comunidade local marcam regresso do Entrudanças

E a comunidade local vai trabalhar no projeto de criação artística, a apresentar de 17 a 19 de Fevereiro

O Festival Entrudanças está de volta à vila de Entradas, em Castro Verde, de 17 a 19 Fevereiro, para três dias de muita animação, com uma programação que remete para uma dança de identidade partilhada, cruzando gentes, tradições e o saber-fazer da comunidade local.

Sob o mote “Passo a Passo”, esta edição tem como projeto comunitário “Pessoas Cheias de Território”, dinamizado pela figurinista Sara Rodrigues, e está a ser desenvolvido junto da comunidade de Entradas e de Castro Verde.

O projeto de criação artística desafia crianças e idosos a participar em projetos colaborativos e criativos, fomentando o contacto intergeracional, fundamental na passagem de práticas culturais e na apropriação das mesmas na atualidade.

De acordo com a autarquia de Castro Verde, trata-se de um projeto que, através da manipulação de materiais plásticos e técnicas de criação artística, explora os conceitos de autorrepresentação, personagem, identidade individual, cultural e de comunidade com recurso a técnicas como a modelagem, desenho, stencil/carimbo, tie-dye/tinturaria, costura, entre outras. Destas sessões nascerão peças de adereço relacionadas com a temática do festival e que serão apresentadas durante o desfile que se realiza no âmbito do Festival.

O Festival irá contar com bailes, oficinas, passeios, entre outras atividades. Além disso, o cante, a música de tradição e o artesanato voltam a ser presença assídua e o mote para o desenrolar de um conjunto de iniciativas que celebram a cultura alentejana.

O festival é organizado pela Câmara Municipal de Castro Verde, Associação PédeXumbo e Junta de Freguesia de Entradas, conta com o apoio da Direção Geral das Artes e da Rede Expressos, e com a Antena 1 e Rádio Castrense como Rádios Oficiais.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub