Há 20 mil euros para apoiar projetos empresariais inovadores no Alentejo

Serão premiadas as melhores ideias de quatro sub-regiões

As empresas do Alentejo que tenham projetos inovadores para desenvolver podem candidatar-se até ao dia 9 de Janeiro ao concurso Alentejo Inovar+2.0, que tem 20 mil euros para distribuir pelos melhores projetos nos diferentes domínios da estratégia de especialização inteligente (RIS3) da região.

Os quatro prémios monetários, de 5 mil euros cada, serão entregues ao primeiro classificado das sub-regiões Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo e Lezíria do Tejo.

Os interessados em participar devem preencher o formulário disponível aqui.

Esta iniciativa do projeto Inovar+2.0, promovido pelas associações empresariais NERPOR, NERBE/AEBAL, NERE e NERSANT, pretende premiar e valorizar projetos «que promovam a inovação empresarial e que contribuam para o desenvolvimento de novos bens e serviços, visando o aumento da produtividade e/ou capacidade de criação de valor».

Podem ser apresentados projetos nas diferentes áreas de inovação previstas na RIS3 do Alentejo para 2030, nomeadamente Bioeconomia Sustentável, Energia Sustentável, Mobilidade e Logística, Serviços de Turismo e Hospitalidade, Ecossistemas Culturais e Criativos e Inovação Social e Cidadania.

Além dos prémios monetários, haverá apoios para os 12 melhores projetos, que terão a oportunidade de participar num laboratório de aceleração de projetos.

«Este tipo de programas permitem alavancar o desenvolvimento empresarial da nossa região de forma diferenciada, aumentado o potencial de fixação de novas empresas. O concurso Inovar +2.0 irá possibilitar um trabalho continuo e ajustado com novas empresas que pretendem melhorar o seu plano de negócios através da capacitação especializada e da incorporação de novas metodologias e tecnologias no seu dia-a-dia», resume Jorge Pais, presidente da NERPOR – Associação Empresarial da Região de Portalegre.

O projeto Inovar+2.0 pretende reforçar a empresarial de PME da Região Alentejo para o desenvolvimento de processos de Inovação, estimulando práticas de cooperação e competição, sensibilizando e capacitando as PME para os fatores críticos de competitividade nos domínios da inovação, assentes nos Domínios de Especialização da RIS3 Alentejo.

É uma iniciativa das Associações Empresariais NERPOR, NERBE/AEBAL, NERE e NERSANT cofinanciada pelo programa Alentejo2020 e FEDER.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub