Força Aérea interceta avioneta que lançou haxixe sobre A26 em Ferreira do Alentejo [com vídeo]

Aeronave suspeita aterrou perto de Ferreira do Alentejo. PJ investiga agora o caso

A Força Aérea, através do sistema de defesa aérea e de policiamento aéreo, detetou na tarde de ontem uma aeronave em aproximação ao espaço aéreo nacional, sem comunicações e não identificada. Veio a verificar-se que essa avioneta largou dois fardos de haxixe junto à autoestrada A26, em Ferreira do Alentejo.

No local, segundo noticiou o Jornal de Notícias, um grupo de traficantes que aguardava num carro para recolher a droga foi perseguido pela GNR, acabando por abandonar o veículo e a droga.

O local de descarga dos fardos de haxixe foi uma longa reta entre o nó da A2-Grândola Sul e a rotunda da Malhada Velha, com pouca vegetação e sem obstáculos, o que permitiu o voo rasante da aeronave.

Ainda segundo o JN, o alerta às autoridades foi dado por um condutor que que passava no local e se apercebeu do lançamento dos fardos. A GNR recebeu a comunicação pouco depois das 14h00 de terça-feira, dia 24, e imediatamente foi para o local, para tentar apanhar os destinatários da droga, que viriam a fugir a pé.

De acordo com a Força Aérea, a avioneta foi detetada a sul do Algarve e com rumo a norte, tendo de imediato sido enviada uma parelha de F-16M. Em simultâneo, e pelo facto da aeronave não identificada voar a baixa velocidade e a baixa altitude, foi também empenhado um avião P-3C CUP+.

Através dos sistemas eletrónicos que equipam o avião P-3C CUP+ da Força Aérea, foi possível efetuar o seguimento e a monitorização do voo da aeronave suspeita, o que permitiu informar, em tempo real, a sua localização às autoridades competentes em terra.

A aeronave suspeita acabaria por aterrar num local próximo de Ferreira do Alentejo.

A Polícia Judiciária está agora a investigar para saber qual a origem da aeronave e localizar os fugitivos.

Em comunicado, a Força Aérea informa que o sistema de defesa aéreo nacional é composto por sensores e por um sistema de comando e controlo, responsável pela vigilância do espaço aéreo nacional. Esse sistema está integrado no sistema de defesa aérea da NATO.

 



Comentários

pub