Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral (NERBE/AEBAL) manifestou a sua « preocupação face à falta de instaladores e reparadores autorizados de tacógrafos no distrito de Beja».

Segundo nota da NERBE, esta estrutura tem vindo a ser alertada «por alguns empresários da região de que no distrito de Beja, e nos concelhos limítrofes não existem instaladores/reparadores autorizados de tacógrafos analógicos ou digitais, nem organismos de verificação metrológica (OMV), onde seja possível proceder à reparação de avarias e às verificações legais periódicas de tais equipamentos, de forma a, em conformidade com a regulamentação em vigor, poderem utilizar os veículos pesados de mercadorias para os seus serviços de transporte e distribuição dos produtos que comercializam».

A NERBE salienta que, nos últimos anos, foram muitas as empresas que «deixaram de exercer a atividade de instaladores/reparadores autorizados de tacógrafos analógicos ou digitais ou de organismos de verificação metrológica (OMV), por revogação da respetiva qualificação».

são brás de alportel

Isso resultou de vários despachos governamentais, que levaram a que algumas regiões do país tenham ficado «extremamente mal servidas destes serviços»: Viana do Castelo, Évora, Guarda e Madeira/Funchal só têm uma entidade/cada; Portalegre, Bragança e Vila Real têm 2, Faro e Braga têm 3, Açores e Beja não têm nenhuma.

«As preocupações maiores surgem particularmente das empresas que fazem transporte/distribuição local, dentro do seu concelho sede ou nos concelhos limítrofes, não existindo nesses territórios instaladores/reparadores que lhes permitam cumprir os seus deveres legais relativos ao controlo metrológico do tacógrafo», explica a associação empresarial.

A NERBE sublinha que se trata «na sua grande maioria» de «microempresas e PME geradoras de emprego e riqueza para os territórios onde atuam, e que lutam diariamente pela sua sobrevivência».

Por isso, defende, o Estado não pode «impor-lhes custos acrescidos ou desproporcionados para cumprimento das regras ou colocá-las em condições de desigualdade e discriminação perante outras empresas que têm a sorte de possuírem no seu território entidades qualificadas como organismos de verificação metrológica».

Salienta ainda que «é o próprio Estado que não hesita em sancionar as empresas que estejam em incumprimento, mesmo tendo conhecimento que as condições de igualdade nos territórios perante esta temática não está a acontecer».

A NERBE recorda que o secretário de Estado Adjunto e da Economia em resposta à CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, já em Novembro de 2021 tinha dito ser «intenção do IPQ, de forma a garantir a abrangência de todo o território nacional, proceder à qualificação de entidades como organismos de verificação metrológica em todos os distritos».

«O que se verifica pelos Despachos e pelas listagens disponíveis no site do IPQ, é não haver (novas) empresas que exerçam esta atividade, mantendo-se concretamente o distrito de Beja sem qualquer organismo qualificado para exercer estas verificações».

Por isso, o NERBE/AEBAL espera que «se encontre uma solução para esta situação o mais breve possível», estando a associação empresarial alentejana «empenhada em colaborar para eliminar mais esta desigualdade com que as empresas do distrito Beja se debatem».

Sul Informação
O que é um tacógrafo?

Um tacógrafo é um dispositivo instalado em viaturas pesadas com o objetivo de indicar, registar e memorizar, de forma automática ou semiautomática, os dados relativos à condução das viaturas e aos tempos de trabalho e de repouso de motoristas.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Banner lateral albufeira
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Também poderá gostar

Sul Informação - Alentejo: Entidade Regional de Turismo prepara plano de atividades para 2025

Alentejo 2030 já aprovou 371 projetos com 200 milhões de euros de fundos europeus

Sul Informação - Mega aquacultura offshore ao largo de VRSA volta a estar em discussão pública

Mega aquacultura offshore ao largo de VRSA volta a estar em discussão pública

Sul Informação - Fogo continua ativo e a ser combatido por meios aéreos em Silves

Autarcas do Baixo Alentejo querem helicópteros ligeiros em Ourique e Moura «o mais urgente possível»