Domingo há Concerto de Ano Novo na Sé de Évora

Capella Patriarchal, Capella de S. Vicente e João Vaz (direção e órgão) apresentam em primeira audição moderna “Motetes Marianos”, de João Rodrigues Esteves (Séc. XVIII)

Sé de Évora – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O Cabido da Sé de Évora e a Althum.com organizam o concerto de Ano Novo da Catedral de Évora, que se realiza no próximo domingo, 22 de janeiro, às 16 horas, com Capella Patriarchal, Capella de S. Vicente e João Vaz (direção e órgão).

O concerto, que conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo e das Fundações Eugénio de Almeida e Casa de Bragança, apresenta um programa preenchido com obras de João Rodrigues Esteves (1701-1752), salientando-se a primeira audição moderna dos motetes marianos, «Nativitas gloriosae Virginis Mariae», «Quam pulchri sunt» e «Nesciens [mater virgo] virum», cujos manuscritos se encontram no Arquivo da Sé Patriarcal de Lisboa.

Após ter estudado em Roma por decisão de D. João V, João Rodrigues Esteves regressou a Lisboa, onde desenvolveu a maior parte da sua atividade enquanto compositor.

Os agrupamentos Capella Patriarchal e Capella de S. Vicente serão dirigidos por João Vaz, que também executará sonatas para órgão de Carlos Seixas (contemporâneo de Rodrigues Esteves), no órgão histórico da Catedral de Évora.

A entrada é livre mediante reserva, através dos contactos: 919745338 – info@althum.com – de acordo com a disponibilidade do espaço.

 



Comentários

pub