Alentejo tem 4 sub-comandos regionais de Proteção Civil, Algarve apenas 1

Comandos Sub-Regionais coincidem com a Comunidades Intermunicipais

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

O Alentejo passou a ter, a partir de ontem, dia 4 de Janeiro, quatro Comandos Sub-Regionais de Emergência e Proteção Civil, enquanto o Algarve se mantém com apenas um, tendo em conta que toda a região é abrangida por uma única Comunidade Intermunicipal.

Em todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) foram substituídos esta quarta-feira, dia 4 de janeiro, por 24 Comandos Sub-Regionais de Emergência e Proteção Civil.

A partir de agora, além da sede da ANEPC e do Comando Nacional de Emergência e Proteção (CNEPC), sediados em Carnaxide, e dos cinco Comandos Regionais de Emergência e Proteção Civil (COREPC) do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, criados em dezembro de 2020 e sediados, respetivamente, em Vila Real, Viseu, Almeirim, Évora e Loulé, a ANEPC passa a contar com os 24 comandos sub-regionais.

No Alentejo, passam a existir os Comandos Sub-Regionais do Alentejo Central, sediado em Évora, do Alentejo Litoral, em Grândola, do Alto Alentejo, em Portalegre, e do Baixo Alentejo, em Beja.

No Algarve, passa a haver o Comando Sub-Regional do Algarve, com sede em Loulé. O cargo de comandante sub-regional é assumido por Richard Marques (que era, até aqui, comandante operacional), enquanto Vaz Pinto continua como comandante regional.

Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil, «com a operacionalização das salas de operações que cobrem todo o território continental é concretizada uma nova reforma, e evolução, no sistema de proteção civil, que passa assim de uma estrutura distrital para um modelo sub-regional».

A criação de 24 comandos sub-regionais de emergência e proteção civil estava prevista na lei orgânica (Decreto-Lei n.º 45/2019, de 1 de abril) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que entrou em vigor em 2019.

A lei orgânica previa que a nova estrutura regional e sub-regional entraria em funcionamento de forma faseada.

A transição do modelo distrital para o modelo sub-regional estava prevista acontecer a 1 de janeiro, mas a ANEPC determinou o adiamento desta transição face ao agravamento das condições meteorológicas e da elevação do Estado de Alerta Especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) para nível Laranja para 5 distritos do Continente no início do ano.

«A necessidade de adotar medidas preventivas e de reação face à severidade meteorológica em grande parte do território continental, designadamente nas regiões do Norte e Centro e em especial no Minho e Douro Litoral, também contribuiu para tomada dessa decisão», acrescenta.

Esta mudança adapta a organização da ANEPC aos modelos de organização do território continental, nomeadamente às comunidades intermunicipais (CIM), e às áreas metropolitanas (AM), «permitindo um sistema mais próximo dos cidadãos e da realidade territorial».

A localização dos novos Comandos Sub-Regionais de Emergência e Proteção Civil foi determinada na anterior legislatura, nos termos do Despacho n.º 3212-A/2022, de 15 de março, sendo complementada com o com o Despacho n.º 14837-A/2022, de 29 de dezembro.

As estruturas possuem a seguinte localização:

 Comando Sub-Regional do Alto Minho, em Viana do Castelo;
 Comando Sub-Regional do Alto Tâmega e Barroso, em Chaves;
 Comando Sub-Regional da Área Metropolitana do Porto, no Porto;
 Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe;
 Comando Sub-Regional do Cávado, em Braga;
 Comando Sub-Regional do Douro, em Vila Real;
 Comando Sub-Regional do Tâmega e Sousa, em Baião;
 Comando Sub-Regional das Terras de Trás-os-Montes, em Bragança;
 Comando Sub-Regional da Beira Baixa, em Castelo Branco;
 Comando Sub-Regional das Beiras e Serra da Estrela, na Guarda;
 Comando Sub-Regional da Região de Aveiro, em Aveiro;
 Comando Sub-Regional da Região de Coimbra, em Coimbra;
 Comando Sub-Regional da Região de Leiria, em Leiria;
 Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu;
 Comando Sub-Regional da Grande Lisboa, em Lisboa;
 Comando Sub-Regional da Península de Setúbal, em Palmela;
 Comando Sub-Regional da Lezíria do Tejo, em Almeirim;
 Comando Sub-Regional do Médio Tejo, em Vila Nova da Barquinha;
 Comando Sub-Regional do Oeste, nas Caldas da Rainha;
 Comando Sub-Regional do Alentejo Central, em Évora;
 Comando Sub-Regional do Alentejo Litoral, em Grândola;
 Comando Sub-Regional do Alto Alentejo, em Portalegre;
 Comando Sub-Regional do Baixo Alentejo, em Beja;
 Comando Sub-Regional do Algarve, em Loulé.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub