Produção de hidrogénio em Sines ganha estatuto de projeto estratégico nacional

Central terá uma capacidade de produção de hidrogénio verde de 100 MW a partir de 2025 na antiga central de produção elétrica a carvão de Sines da EDP

O projeto GreenH2Atlantic, que está a desenvolver uma unidade de produção de hidrogénio verde em Sines, recebeu o estatuto de PIN (Potencial Interesse Nacional).

O estatuto foi atribuído pela AICEP em reconhecimento da importância estratégica que o projeto tem para Portugal. Na decisão, pesaram fatores como o investimento estratégico e a captação de grandes investidores/parceiros internacionais, a criação de emprego, a dinamização de economia local e nacional, a aposta na inovação e na transição energética a partir de fontes renováveis, entre outros.

Para a atribuição deste estatuto, manifestaram-se favoravelmente todas as entidades consultadas: Agência Portuguesa do Ambiente, Direção Geral de Energia e Geologia, Instituto de Conservação da Natureza, Turismo de Portugal e Câmara Municipal de Sines.

A central de produção de hidrogénio verde do GreenH2Atlantic em Sines consiste na adaptação e reaproveitamento das infraestruturas da maior central de produção de energia elétrica a carvão do país, que terminou a sua operação em janeiro de 2021, num inovador centro de produção de hidrogénio, com capacidade de produção de hidrogénio através eletrólise de 100MW. Com esta reconversão, o projeto GreenH2Atlantic contribui para um modelo de produção energética totalmente enquadrado nas metas de descarbonização nacionais e europeias.

O GreenH2Atlantic é desenvolvido por EDP, Galp, ENGIE, Bondalti, Martifer, Vestas Wind Systems A/S e conta ainda com a participação de McPhy e Efacec, assim como parceiros académicos e de investigação tais como ISQ, INESC-TEC, DLR e CEA, além do cluster público-privado Axelera. Sujeito a decisão final de investimento prevista para o final de 2023, estima-se que o projeto entre em operação no final de 2025.

O projeto visa criar 1.147 empregos diretos e 2.744 indiretos ao longo de toda a cadeia de valor do hidrogénio. O total do investimento previsto é de mais de 150 milhões de euros, dos quais 30 milhões provêm de fundos atribuídos pela Comissão Europeia (programa Horizon 2020).

A atribuição deste estatuto traduz-se num acompanhamento mais próximo da Comissão Permanente de Apoio ao Investidor em todos os licenciamentos, autorizações ou aprovações da competência da administração central e local que sejam necessários para a sua execução, simplificando e agilizando todo o processo.

Portugal, e em especial Sines, oferece condições únicas no desenvolvimento de uma economia verde do hidrogénio, com o aproveitamento das infraestruturas e das sinergias locais e o acesso à rede elétrica existente. Este projeto é também um contributo importante para a estratégia europeia do hidrogénio que visa atingir a neutralidade carbónica até 2050, na qual o hidrogénio renovável terá um papel fundamental.

 

Hidrogénio verde: o substituto dos combustíveis fósseis a partir da divisão das moléculas da água

O hidrogénio verde é produzido através da separação de moléculas de água em hidrogénio e oxigénio através do processo de eletrólise utilizando energia renováveis como fonte de eletricidade.

Reconhecido como uma das chaves para construir a economia verde do futuro, o seu potencial na descarbonização da economia mundial tem vindo a ser destacado em todo o mundo pelos mais reputados especialistas como a forma mais eficaz de combater o efeito de estufa.

Com a produção e importação de gás natural a diminuir e a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito de estufa e a dependência energética do exterior, o hidrogénio verde é entendido como uma das alternativas mais viáveis para descarbonizar os setores que são dificilmente eletrificáveis.

 
 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub